quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

PERDÃO E RENÚNCIA DO "DIREITO" DE "BARGANHAR" COM A OFENSA


Perdoar envolve a decisão de renunciar ao direito de exigir do ofensor qualquer restituição, isto é, não podemos condicionar o nosso perdão a qualquer expectativa de que o nosso ofensor mude e passe a nos tratar de maneira diferente ou que ele venha a nos dar o amor e respeito que ele deveria ter dado.

É se liberar da expectativa de que a dívida seja paga ou que o sonho frustrado venha a se concretizar, deixando de lado qualquer “barganha” que possamos fazer com a ofensa no sentido de podermos perdoar o ofensor se ele nos der uma garantia de que nos tratará bem de agora em diante (cf. SEAMANDS, David. A Cura das Memórias. São Paulo: Mundo Cristão, 2007, p. 131-132).

Temos de nos livrar de tal expectativa, uma vez que ela se torna um impedimento ao processo de perdão. O ofensor pode nunca mudar em relação a nós e pode continuar praticando as condutas que nos ofenderam, mas isso não pode nos prender emocionalmente.

Cabe a nós decidir tomar a atitude de nos “desligar” do comportamento pecaminoso do ofensor e entender que é dele a decisão de continuar a viver o seu “inferno interior”; não podemos atrair para nós a responsabilidade pela mudança do ofensor, nem tampouco atrair para nós a “loucura” do outro e vivê-la.

Pense nisso: em que áreas de sua vida você está vivendo a loucura do outro em virtude de uma dívida emocional? Você está condicionando seu perdão a mudança de comportamento do ofensor para com você?

Pare de barganhar com a ofensa e viva. Jesus lhe ama. Valorize-se.

[Excerto retirado, acrescido de reflexões e adaptado do texto de minha autoria: DE ESCRAVO A FILHO: REFLEXÕES NA EPÍSTOLA DE PAULO A FILEMOM CONCERNENTES AO PERDÃO E A GRAÇA ABUNDANTE DE DEUS NA RESTAURAÇÃO DO HOMEM, disponível em: http://rugidodaverdade.blogspot.com.br/2012/03/de-escravo-filho-reflexoes-na-epistola_24.html]

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br
pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário