terça-feira, 6 de janeiro de 2015

INVEJA E SENTIMENTO DE INCAPACIDADE


Tiago 3:16: “Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más” (NTLH).

A inveja é um sentimento que fala muito de nosso senso de incapacidade. Invejamos o que o outro tem porque, em grande parte, sentimo-nos incapazes de atingir o mesmo nível de realização pessoal em alguma área de nossas vidas. Ela fala, portanto, de áreas da nossa autoimagem que estão estilhaçadas, partidas pelo pecado, pelos traumas e experiências negativas.

Muitos religiosos perseguiram Jesus e os apóstolos movidos por inveja (Mateus 27:18; Marcos 15:10; Atos 5:17-18, 13:45, 17:5), portanto, inveja mesmo dentro do povo de Deus, um povo que conhecia muito bem as Escrituras. Ninguém está isento desta obra da carne como cristão (Gálatas 5:26); todos nós temos de lutar contra a inveja em alguma área de nossa vida, uns mais, outros menos, porque é da essência do pecado a separação de Deus, o que necessariamente produz uma personalidade distorcida e idólatra das coisas criadas e das pessoas (Romanos 1:21-31).

A inveja necessita de arrependimento, mas não é só isso. Temos de pedir que o Espírito Santo nos sonde e nos mostre onde nós sentimos inveja em razão das partes do nosso “eu” que estão fragmentadas pela iniquidade para que sejamos realmente libertos.

Pense nisso: Em que áreas de sua vida você se sente incapaz de atingir autorrealização ou é incrédulo quanto ao seu potencial de mudança e de ser um bom cuidador de si mesmo? Em que áreas de sua vida você se sente incapaz de suprir seus desejos de forma sadia e sem cobiça? Quando você achar a resposta, ali será o lugar de morte da inveja e da contaminação que ela traz em seus relacionamentos.

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br
pablolrferreira@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário