terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PERDÃO, DEFINIÇÃO DA OFENSA E RECONCILIAÇÃO


Perdoar é um processo que exige de nós sinceridade o suficiente para definirmos a ofensa praticada, bem como a extensão do dano que nos foi causado.

Precisamos definir a ofensa, bem como examinarmos as mágoas específicas resultantes, além de nos dispormos a abandonar os sentimentos feridos.

Temos de enfrentar esses sentimentos feridos, admitindo-os e não tentando explicá-los ou racionalizá-los, já que explicar não é o mesmo que perdoar.

Aqui temos de tomar o cuidado com a falsa ideia de que para perdoar precisamos “necessariamente” confessar os nossos sentimentos negativos diretamente ao nosso ofensor, pois muitas vezes, utilizando-se deste pretexto, escondemos a vontade de nos vingarmos do ofensor, fazendo com que ele se sinta mal pelo que praticou, causando-lhe dor e sofrimento.

Acrescente-se que perdão e reconciliação não são coisas idênticas; o perdão é unilateral, é um ato de decisão que depende unicamente do ofendido em renunciar a ofensa; a reconciliação é bilateral, ou seja, é um ato de vontade que depende tanto do ofendido quanto do ofensor em restaurar o relacionamento, o que nem sempre é possível, já que pode ser que não haja condições de relacionamento concreto com o ofensor, até mesmo porque este pode não querer fazer sua parte no processo para a restauração do relacionamento.

Contudo, Deus nos pede que perdoemos e entreguemos a Ele a nossa completa disposição para nos reconciliar e a hora exata da reconciliação pertence a Ele (cf. SEAMANDS, David. A Cura das Memórias. São Paulo: Mundo Cristão, 2007, p. 130-131).

Pense nisso: em relação às pessoas que você precisa perdoar, você já parou para pensar qual é a dívida emocional resultante da ofensa? Que sentimentos, desejos e expectativas suas foram frustrados pela ofensa?

[Excerto retirado, acrescido de reflexões e adaptado do texto de minha autoria: DE ESCRAVO A FILHO: REFLEXÕES NA EPÍSTOLA DE PAULO A FILEMOM CONCERNENTES AO PERDÃO E A GRAÇA ABUNDANTE DE DEUS NA RESTAURAÇÃO DO HOMEM, disponível em: http://rugidodaverdade.blogspot.com.br/2012/03/de-escravo-filho-reflexoes-na-epistola_24.html]

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br

pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário