quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A DOR QUE SE EVITA RESOLVER É COMO UM BUMERANGUE: A ARMADILHA DO “NÃO QUERO LEMBRAR”



Hoje, mais do que nunca, é comum ver pessoas destruídas emocionalmente, as quais vêm de um histórico de abusos físicos, emocionais e sexuais, de famílias desestruturadas, de divórcios e relacionamentos que não deram certo, entre outros traumas e experiências negativas. Vivemos em um mundo saturado de dores que não se resolvem, dores que as pessoas colocam debaixo do tapete, convivem com ela e caem numa letal armadilha: “não quero lembrar”.

Não se evita lembrar de momentos dolorosos. Nosso papel é resolvê-los, enfrentá-los para que nunca mais nos causem dor.

Deixa eu lhe dar uma dica.

Mesmo que você não queira lembrar de momentos dolorosos, eles estão lá e você lembra ainda que de forma inconsciente, já que fazem parte da sua estrutura de memória. Não deixarão você pelo simples fato de que você não quer lembrar. E pior, causam pressão sobre o seu sistema nervoso, produzindo uma neuroquímica tóxica que prejudica sua saúde e seu sistema imunológico e criam barreiras (pensamentos negativos) que impedem você de se relacionar de forma sadia com outras pessoas e sabotam o seu sucesso.

Ainda que você não lembre, as lembranças dolorosas são como um bumerangue: você lança-as e elas voltam para você. E lhe deixam na cadeira de vítima, fazendo você pensar o quanto você é miserável pelo que aconteceu com você.

Lembre-se: o perdão é o antídoto mais eficaz contra a dor que não se resolve, inclusive o perdão de si mesmo. Peça ao Espirito Santo que lhe mostre as áreas de sua vida que necessitam de perdão. Saia da armadilha do “não quero lembrar” e seja livre finalmente. Busque ajuda em cristãos idôneos que possam orar junto com você a respeito de suas dores (Tiago 5:16).

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br
pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário