quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A CURA SUPERFICIAL: REFLEXÕES ACERCA DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NOS DIAS DE HOJE





A CURA SUPERFICIAL: REFLEXÕES ACERCA DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NOS DIAS DE HOJE
I) A advertência do profeta Jeremias contra os sacerdotes: um retrato claro da pregação superficial dos dias de hoje
13 Porque desde o menor deles até o maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até o sacerdote, cada um procede perfidamente. 14 Também se ocupam em curar superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. 15 Porventura se envergonharam por terem cometido abominação? Não, de maneira alguma; nem tampouco sabem que coisa é envergonhar- se. Portanto cairão entre os que caem; quando eu os visitar serão derribados, diz o Senhor. 16 Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele (Jeremias 6 – grifo nosso).
7 Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, a andorinha, e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece a ordenança do Senhor. 8 Como pois dizeis: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está conosco? Mas eis que a falsa pena dos escribas a converteu em mentira. 9 Os sábios são envergonhados, espantados e presos; rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles? 10 Portanto darei suas mulheres a outros, e os seus campos aos conquistadores; porque desde o menor até o maior, cada um deles se dá à avareza; desde o profeta até o sacerdote, cada qual usa de falsidade. 11 E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. 12 Porventura se envergonham de terem cometido abominação? Não; de maneira alguma se envergonham, nem sabem que coisa é envergonhar- se. Portanto cairão entre os que caem; e no tempo em que eu os visitar, serão derribados, diz o Senhor (Jeremias 8 – grifo nosso).
         Jeremias foi levantado pelo Senhor para profetizar contra o povo de Judá. Ele teve o pesado encargo de denunciar o pecado do povo, a maldade da nação, a idolatria, a falsidade, a avareza, o abandono dos caminhos de Deus, bem como anunciar o juízo que iria cair sobre a nação. O povo iria passar por um duro cativeiro na Babilônia, o qual duraria 70 anos como fruto da sua desobediência.
         Ele não se utilizava de um discurso genérico de desobediência. A denúncia contra o povo era feita de forma especificada, mencionando a que classe de pessoas estava direcionada, bem como o tipo de pecado cometido. Denunciou não só os do povo, como também os líderes, os reis, os escribas, os sacerdotes, os magistrados e dava o nome das transgressões praticadas, bem como advertiu quais seriam as consequências do mau procedimento.
         Nos capítulos 6 e 8 de Jeremias, o profeta denunciou, entre outros, os sacerdotes, os quais eram incumbidos de prestar o serviço religioso, devendo ensinar e instruir o povo na verdade. Jeremias os acusava de falsidade e de ter um procedimento pérfido. Os sacerdotes não só eram espiritualmente corruptos, corrompendo a si mesmos, como também eram canal de engano para o povo, fazendo-o errar. Eram omissos e não instruíam o povo na verdade. Profetizavam uma falsa paz, quando, em verdade, o que estava por vir era o despejar da ira e da disciplina de Deus por causa do pecado. Os sacerdotes não eram canal de cura para o povo, pois a verdade acerca das consequências do pecado e de um estilo de vida desviado de Deus não era anunciada. Os sacerdotes seriam também alvo do juízo de Deus por terem abandonado a verdade.
         Jeremias chama isso de “cura superficial” e de “cura leviana”, o que, em verdade, de cura não tem nada, já que a pregação da palavra não era canal para o Espírito de Deus convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo de Deus, bem como guiá-lo na verdade (João 16).
         Fazendo um paralelo com os dias de hoje, vemos que a situação alcança um nível semelhante, já que a Palavra do Senhor, em grande parte dos meios evangélicos, é pregada com superficialidade, além do grande número de falsos mestres e profetas que se utilizam da Palavra para sustentar seus próprios pontos de vista, pervertendo os significados do texto para obter benefício próprio, tal como vemos na chamada “teologia da prosperidade”, em que tudo é canalizado para fazer com que o homem seja rico nesta terra, nesta vida.
         Diante de tal quadro de inverdades e de superficialidade, temos que perguntar pelas “veredas antigas”, ou seja, para aquilo que o Senhor estabeleceu como o padrão de caminho bom, a fim de que andemos nele e recebamos a cura para as nossas almas e a paz que dela provém (Jr 6:16). Devemos nos voltar para as próprias Escrituras, já que elas contêm tudo aquilo de que necessitamos para ter uma cura profunda do nosso ser na Presença de Deus. Devemos nos voltar para os próprios padrões da Palavra, porque ela mesma diz como deve ser pregada a fim de que possa ser canal de cura pelo atuar do Espírito Santo em nós.
         Veja o que diz a segunda carta de Paulo a Timóteo:
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra (2 Timóteo 3 – grifo nosso).
         Veja, a própria Bíblia, neste pequeno trecho, diz da sua utilidade para a formação do homem de Deus e de sua consequente maturidade na vida cristã. Toda a pregação da Palavra tem de ser apta para veicular a verdade de Deus, ensinando, exortando e corrigindo o povo de seu mau procedimento, bem como o instruindo no caminho em que deve andar. Toda pregação tem de conter tais elementos para ser efetiva e funcionar como canal de cura para as nossas vidas.
         Além da distorção das verdades, constata-se outro grave problema, qual seja o ensino superficial da Palavra nos dias de hoje e é sobre estes aspectos que gostaria de tecer algumas considerações.
II) A “pregação superficial” e o “discurso das multidões”
         Este tipo de pregação superficial, a que chamo também de “pregação prática” (esta expressão é de A. W. Pink em Deus é Soberano. 2 ed, 2ª reimpressão. São Paulo: Fiel, 2008, p. 156), nada mais é do que um tipo de “ministração” que se baseia em um ensino raso e descontextualizado das Escrituras, visando produzir um resultado determinado. Leitor, não se engane, por trás de todo ensino, existe um resultado que se quer produzir, um modelo de homem que se quer formar, um sistema que se quer sustentar, há alguém que lucra com isso.
         Quero destacar que este tipo de “pregação” serve em grande parte aos modelos de “crescimento numérico” da igreja. Faz parte de uma “estratégia” para encher as congregações religiosas de uma “multidão”, as quais saem dessas congregações com a mesma velocidade e proporção na qual entram. As igrejas se tornam extremamente rotativas como um “drive-through de fast food”, a pessoa entra pega o pacote espiritual, come algo que não lhe cura e sai pior do que entrou, vacinada contra o “evangelho”, quando na verdade este nunca lhe foi pregado em sua essência e plenitude. O Evangelho não é anunciado em sua profundidade, porque, quando isto é feito e as pessoas se dão conta de que é necessário passar pelo caminho estreito de uma vida ao pé da cruz de Jesus, as multidões vão embora, restando somente os discípulos que acreditam na “loucura da pregação”.
         Para manter a multidão, o Evangelho da verdade é pervertido para satisfazer as necessidades mais imediatas do homem, criando-se um discurso triunfalista de riqueza de bens e prosperidade para alimentar a soberba da vida, e de cura e milagres para criar a ilusão do alívio do sofrimento, não sendo este “evangelho” mais do que uma “aspirina”, que tira a dor temporariamente, mas não remove a principal causa da calamidade humana, o pecado. As pessoas querem se ver restituídas no financeiro, na saúde, nos sentimentos, em seu bem-estar, mas não querem pagar o preço da caminhada pela porta estreita do arrependimento de pecados e a salvação e o senhorio de Cristo. O verdadeiro perdão de Deus não chega e a cura da alma não acontece e, com o tempo, o “fiel” não passará de um amontoado de cargas, totalmente dependente do sistema e frustrado com a sua miséria pessoal. O rebanho cresce numericamente, mas adoece também em uma velocidade descomunal.
III) A “pregação superficial”, o discurso da dominação do liderado através da construção da figura do líder como uma autoridade mística e intocável e um retorno indevido aos rudimentos do Velho Testamento
         Outra perversão que encontramos nos dias de hoje é a construção de um discurso subversivo de dominação do fiel através da criação de toda uma simbologia de misticismo da figura do líder, seja ele pastor, líder de ministério, obreiro, conselheiro, discipulador, etc. A pessoa é levada a crer no líder como uma pessoa infalível e inerrante, “a voz de Deus para sua vida”, uma pessoa inquestionável e cuja honra não pode ser exposta e tocada, sob pena de uma dura reprimenda por parte de Deus.
O líder é exaltado como um “super crente”, tendo sobre a sua vida uma “unção” que é transferível ao liderado pela obediência, honra e aliança incondicionais. O líder passa, então, a ser visto como a única opção de cura para a vida da pessoa. O liderado é adestrado a obedecer e trabalhar pelo sistema sem questionar, como um cavalo com cabresto. O líder requer a mesma posição de homens santos como Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, entre outros profetas do Velho Testamento; querem a “honra de profeta”. Outros já se autodenominam de “patriarcas”, requerendo o mesmo status de Abraão. Outros querem o status de “apóstolo”, não no sentido de um dos possíveis ministérios que Jesus quer nos dar para edificar a sua igreja, mas no sentido de ter o mesmo status de homens como Paulo e Pedro, a fim de se fazerem receptores inquestionáveis da “revelação” de Deus para a vida dos fiéis.
O líder é posto em um pedestal místico, o qual é usado para que o sistema religioso funcione e seus fins sejam atingidos, quer seja o reconhecimento dos líderes em sua visão caolha e megalomaníaca, quer seja a acumulação de riquezas por esta aristocracia religiosa. Constrói-se também todo um sistema de abusos, em que o liderado passa a estar debaixo de mecanismos de medo e intimidação, não podendo quebrar sua aliança e honra com líder, sob pena de receber de Deus uma grave punição. O líder vira um intermediador, um confessor, um oráculo entre o fiel e Deus, papel este que, segundo as Escrituras, somente Jesus pode desempenhar (1 Tm 2:5), criando-se toda uma “cultura de intermediários” (cf. CÉSAR, Marília de Camargo. Feridos em Nome de Deus. São Paulo: Mundo Cristão, 2009, p. 32-33, 47. Este livro é uma excelente leitura para quem quiser se aprofundar no tema do abuso religioso). 
         Quanto a esta postura, quero lembrar ao leitor o sistema do Velho Testamento quanto ao Espírito Santo. Este era restrito aos sacerdotes, profetas e reis e somente estes eram alvo da unção para cumprir o seu ministério de liderar o povo. Contudo, a realidade do Novo Testamento é outra, conforme predito pelo próprio profeta Joel (Jl 2:28-32), qual seja a de que o Espírito Santo foi derramado sobre toda a carne e isto se cumpriu em Atos 2 no dia de Pentecostes, perdurando até o dia de hoje.
         O Espírito Santo está disponível a todos e não mais apenas aos sacerdotes, reis e profetas. Todos aqueles que crerem verão a glória de Deus se manifestando em sinais, milagres, prodígios, maravilhas e dons espirituais, sobretudo o maior de todos os milagres, qual seja uma alma se converter de seus maus caminhos e perseverar até a Canaã celestial.
         Alguns podem me contraditar, perguntando: mas a unção de Elias não foi transferida para Eliseu? E ele não a recebeu em virtude de ser aquele que andava mais perto de Elias do que todos os outros discípulos de profeta? (2 Reis 2).
Esse é um dos episódios mais utilizados para sustentar todo um esquema de dependência dos líderes espirituais. A pessoa é condicionada a entender que a mesma unção que está sobre o líder estará sobre o liderado e este tem de obedecê-lo sem reservas para prosperar e receber a unção. Cria-se, então, todo um sistema de hierarquia rígida e inquestionável para fazer com que uma determinada estrutura religiosa se sustente.
Com certeza, a unção de Elias foi transferida para Eliseu, mas a razão de tal transferência não foi a vontade do homem. Não foi algo que aconteceu por causa da aliança que eles tinham. A transferência não se deu por causa do esforço humano. Foi algo determinado pelo eterno propósito de Deus, o qual de antemão, desde antes da fundação do mundo, estabeleceu que assim o fosse. Deus tinha um propósito na aliança entre Eliseu e Elias, e a transferência da unção ocorreu já que o Senhor tinha em vista a continuidade do mesmo tipo de ministério desempenhado por Elias e escolheu de forma soberana o vaso que seria usado para tal, qual seja Eliseu. Tal explicação é dada tomando como base a carta de Paulo aos Efésios, principalmente os capítulos 1 e 2, em que vemos que todas as coisas foram estabelecidas pelos decretos de Deus desde antes da fundação do mundo, tendo o Senhor predestinado inclusive as boas obras que faremos para o louvor da sua glória. A Palavra do Senhor é clara no sentido de que o nosso chamado é estabelecido de forma soberana por Deus, o qual determina “segundo o conselho de sua vontade” o ministério que havemos de exercer mediante a sua graça, tendo determinado de antemão as boas obras que faremos (Ef 1:11; Ef 4:7; Ef 2:10).
Repiso, não estamos mais no sistema do Velho Testamento, a unção do Espírito Santo é derramada sobre todo aquele que crê e busca ao Senhor. A unção não é algo que está na mão do homem e que ele possa decidir para quem quer transferir. Se Deus quiser transferir a unção através da mão de um líder, Ele o fará segundo os seus decretos eternos para um fim útil, distribuindo os dons espirituais como Lhe apraz (1 Co 12:4-11). Se Deus quiser, Ele pode até mesmo levantar um vaso que nós nem conhecemos, diferente de nosso líder, para trabalhar em nós e nos transferir unção, segundo o próprio conselho de sua vontade para edificar a sua igreja.
Este tipo de argumentação acima descrita mostra um princípio fundamental de hermenêutica bíblica, ou seja, de interpretação, qual seja de que todo o texto do Velho Testamento deve ser interpretado à luz das verdades definitivas estabelecidas no Novo Testamento. A interpretação do Velho Testamento só é válida e autêntica, se interpretada à luz da obra redentora de Cristo e do eterno propósito de Deus na redenção do homem, devendo refletir os atributos incomparáveis e a vontade soberana do Senhor e não uma religião de obras e méritos humanos.
IV) A “pregação superficial”, o retorno indevido dos rituais do Velho Testamento e o exemplo histórico da Reforma Protestante     
         Atualmente, há um retorno equivocado para os rituais e até mesmo as festas do Antigo Testamento, o uso de shofar, de danças e músicas típicas do povo de Israel, das bandeiras de Israel e de suas tribos, a construção de arca da aliança, entre outros rituais da lei judaica, os quais servem para criar toda uma atmosfera para cobrir os líderes com um manto místico e intocável.
         Isso tudo não passa de heresia. A Reforma Protestante examinou bem esse assunto e todos naquela época concluíram pela abolição dos cerimoniais da lei, uma vez que Cristo veio e consumou a sua obra na cruz, a sua realidade e obra são aplicadas em nós através do Espírito Santo, afastando todos esses rituais que eram apenas sombras da bela realidade que hoje temos em Jesus. A Confissão Belga de 1561, em seu artigo 25, assim dispõe sob o título “a abolição do cerimonial da Lei”:
Cremos que as cerimônias e figuras da lei terminaram com a vinda de Cristo e que, assim, todas as sombras foram cumpridas, de modo que o uso delas deve ser abolido entre os cristãos; no entanto, a verdade e a substância delas permanecem conosco em Jesus Cristo, em quem elas têm o seu cumprimento. Entretanto, ainda usamos os testemunhos da lei e dos profetas para nos confirmamos na doutrina do evangelho e também para regularmos a nossa vida em toda a honestidade para a glória de Deus, de acordo com a sua vontade (BEEKE, Joel R. & FERGUSON, Sinclair B. (Org.). Harmonia das Confissões Reformadas. São Paulo: Cultura Cristã, 2006, p. 126).
    Os belgas usaram os seguintes versículos bíblicos para chegarem à redação do artigo acima transcrito:
Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê (Rm 10:4).
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor (Gl 5:2-6).
Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi representado Jesus Cristo como crucificado? Só isto quero saber de vós: Foi por obras da lei que recebestes o Espírito, ou pelo ouvir com fé? (Gl 3:1-2).
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós (Gl 4:10-11).
Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo (Cl 2:16-17).
V) A “pregação superficial”, o discurso dos “frutos” e sua consequente “salvação pelas obras” e a verdade da salvação pela graça de Deus
Outro texto que gostaria de trazer à colação é o contido em João 15. Com base neste texto, muitos líderes dizem que o cristão que não produz discípulos será cortado fora por Deus, “a árvore que não produz frutos será cortada”. Essa é uma heresia que tem sido disseminada para sustentar o sistema de arrebanho de “multidões”.
O texto de forma alguma se refere aos frutos como discípulos, mas diz da nossa união com Cristo. Se a pessoa não estiver unida a Cristo e não perseverar nEle, não tem como ter uma vida abundante em Deus. É essa união com Cristo que aperfeiçoa o nosso caráter através da “poda” que o Pai Eterno faz em nós.
Se os frutos se referissem aos discípulos, estaríamos implicitamente dizendo que aquele que não produz discípulos perde a sua salvação em Cristo e, estaríamos implicitamente assumindo, por via de consequência, que a nossa salvação está dependendo de obras do esforço humano. Tal interpretação é herética, uma vez que a Bíblia é clara ao dizer que a nossa salvação é pela graça mediante a fé (Ef 2:8) (é o Sola Gratia, da Reforma Protestante). Graça é um favor concedido para aqueles que, em verdade, mereciam o inferno e não podem obter a salvação por meio das obras. A obra de Cristo na cruz foi definitiva e suficiente para anular toda a condenação proveniente do pecado. A obra da cruz está consumada e não pode ser aperfeiçoada por qualquer esforço humano (cf. STOTT, John. Cristianismo Básico. Viçosa: Ultimato, 2007, p. 129-130).
Toda a obra que fazemos como cristãos deve ser motivada por amor ao Senhor em resposta de gratidão a uma graça dEle recebida, como fruto de um novo coração purificado pela fé.
VI) A pregação sistemática e a “pregação de pano de retalhos”
A Palavra fala por si mesma e diz como ela mesma tem de ser proclamada.
À luz do texto de 2 Timóteo 3:14-17, já citado acima, não podemos esquecer que toda a Escritura é inspirada por Deus, portanto, a Bíblia sagrada é inerrante e plenamente suficiente para instruir o homem no caminho em que deve andar. Tudo aquilo de que precisamos para andar no caminho da salvação foi revelado por Deus na Bíblia, portanto, tudo aquilo que vier a título de “revelação” ou “discernimento” deve estar de acordo com as Escrituras e, se não estiver de acordo com o sistema de valores da Bíblia, deve ser rechaçado e tido por heresia.
Outra consequência da suficiência e inerrância da Bíblia, bem como de sua imutabilidade (o Sola Scripura, da Reforma Protestante), é que a experiência não está acima dos ditames das Escrituras. Hoje, há muita gente querendo que a sua experiência individual seja a regra geral para todas as pessoas, bem como que fazem de uma experiência uma “revelação” com peso de “verdade”, colocando-a de forma implícita ou explícita acima da Bíblia.
Outro princípio saudável de hermenêutica bíblica é que toda a interpretação começa com a pessoa de Deus. “No princípio, Deus” é mais do que uma expressão de introdução em Gênesis 1:1; é um princípio fundamental de compreensão da bíblia como um todo (cf. STOTT, John. Cristianismo Básico. Viçosa: Ultimato, 2007, p. 11). No cristianismo, toda a inciativa na salvação partiu de Deus, Ele estabeleceu seus métodos para tal, bem como estabeleceu todas as coisas segundo o conselho de sua vontade, para que tudo redundasse para o louvor de sua glória e não com qualquer esforço humano nesse sentido.
Todo texto bíblico tem início, meio e fim, estando inserido dentro de um texto maior de um livro, bem como foi escrito dentro de um contexto histórico que lhe dá o seu real significado.
Quando preparamos uma pregação, não podemos interpretar o texto de forma isolada, “as tiras e aos pedaços”, mas temos de fazer um estudo do texto e de seu contexto histórico para não cometermos desvios de interpretação e achar no texto o seu real significado. Para isto, muito útil é o recurso de boas Bíblias de Estudo, dentre as quais posso citar a “Bíblia Shedd”, a “Bíblia de Estudo de Genebra”, a “Bíblia Thompson”, “Bíblia Anotada Expandida de Charles Ryrie”, “A Bíblia de Estudo Macarthur”.
Todo texto também tem de ser interpretado de forma sistemática, ou seja, à luz da Bíblia e de seus princípios como um todo e não de forma isolada. A interpretação extraída tem de estar de acordo com todo o sistema de valores bíblicos, tendo o Novo Testamento como verdade definitiva, de modo que a interpretação obtida que se choque com as demais partes da Bíblia deve ser descartada e tida como heresia. Deve haver um trabalho de harmonização interpretativa que preze pelo equilíbrio da verdade, de modo que a interpretação obtida reflita a unidade, a coerência e a completude e inerrância das Escrituras.
Toda a heresia é um ensino distorcido das escrituras. É a extração de um texto ensinado fora de seu contexto para que ele adquira um significado que não lhe é próprio, visando perpetuar um determinado modelo de estrutura religiosa. É também a supervalorização de um princípio bíblico em detrimento de outros, resultando em um sistema de desequilíbrio da verdade.
A chamada “pregação superficial” ou “pregação prática” nada mais é do que a utilização de textos bíblicos sem a riqueza e a profundidade de seus contextos histórico-textual, sendo passado para as pessoas de forma mística, a título de “revelação” ou “Palavra Rhema de Deus” [Deus que me perdoe, mas dá vontade de dar uma “rhemada” na cara desse tipo de pregador para ver se eles tomam jeito!!!].
O pregador dessa linha muitas vezes pega textos isolados para montar uma pregação igual a um pano formado de retalhos. Puxa um texto daqui, outro dacolá e o contexto da Palavra acaba se perdendo. É neste tipo de “pregação” que se cometem as maiores heresias. O pregador manipula os textos de forma descontextualizada para disseminar as suas mentiras e desvios. É assim que os falsos profetas se instalam nas igrejas, pregando um “evangelho” de acordo com a sua própria sensualidade e apetites pessoais, conforme se depreende da carta de Judas.
Podemos até pregar baseados em textos de vários livros da Bíblia, mas temos de ter muito cuidado para não perder a unidade e coerência do todo, bem como precisamos ter um eixo temático muito bem definido para não cometermos desvios.
Por fim, nunca podemos esquecer que a Palavra de Deus não é um trabalho de compreensão científica, uma experiência abstrata do intérprete. O Evangelho é poder de Deus para a transformação de nossas vidas e canal para a salvação. Cada um de nós deve buscar o entendimento do Espírito Santo para entender, aplicar e viver a Palavra de forma que ela nos transforme. A intimidade com o Espírito Santo é fundamental para que a letra da Palavra não nos mate, mas gere vida espiritual genuína. A experiência não pode se resumir ao ensino, mas deve alcançar a correção, a exortação e a aplicação através da instrução na justiça de Deus.
VII) A “pregação superficial” e “a abolição do homem”
Como já mencionado acima, por trás de todo ensino, existe um resultado que se quer produzir, um modelo de homem que se quer formar, um sistema que se quer sustentar, há alguém que lucra com isso.
Hoje, a chamada pregação expositiva tem sido abandonada principalmente nos meios pentecostais e neopentecostais. Há uma crítica ao modelo “tradicional” de pregação da Palavra.
Como C. S. Lewis bem explica acerca da crítica que se faz aos valores tradicionais, em sua obra chamada “A Abolição do Homem”, os inovadores, neste caso os pregadores da “pregação superficial”, criticam a pregação expositiva, porque, em verdade, querem estabelecer o seu próprio sistema de valores (cf. LEWIS, C. S. The Abolition of Man. New York: HarperCollins, 2001, p. 29).
Tais inovadores buscam estabelecer seus próprios valores em substituição ao equilíbrio “tradicional” da verdade bíblica para sustentar um sistema religioso que alcance seus objetivos, quer seja de fazer do Evangelho uma máquina de fazer dinheiro, quer seja para “arrebanhar multidões”, entre outros objetivos, pondo em prática um ativismo religioso de proporções vertiginosas.
Que tipo de homem querem produzir?
Usando uma expressão de C. S. Lewis, os inovadores querem produzir “homens sem tórax”, ou seja, homens puramente cerebrais. Homens sem o assento da nobreza, da grandeza de alma, de emoções organizadas por hábitos treinados dentro de sentimentos estáveis (Op. cit, p. 24-25). Querem formar homens que nutram uma obediência cega e irrestrita ao sistema. Nesta visão caolha, o homem deve obedecer sem questionar, sem se utilizar de sua capacidade de avaliar, deve trabalhar bastante pelo sistema e, em muitos casos, pagar para trabalhar, engordando a conta bancária dos “prósperos da cúpula religiosa”.
Toda a interpretação bíblica deve levar à emancipação do homem através da exposição da verdade. “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Não tiramos as pessoas do mundo para encarcerá-las em um sistema religioso de ativismo e ostentação dos bens, mas para salvá-las com o puro e cristalino Evangelho da verdade através do sacrifício de Jesus, no qual somos salvos pela graça mediante a fé.
  Devemos criar um homem livre em Deus, à luz de todo um sistema equilibrado de princípios e valores que conduz à salvação pela graça e não pelas obras humanas, primando pelo fruto do Espírito através da graça de Deus.
O maior resultado da “pregação” ora combatida é o abandono das doutrinas fundamentais da salvação pela graça mediante a fé, produzindo um “evangelho das obras”, o qual gera um indivíduo que deixa de ser um “ser humano” para se tornar um “fazer humano”, um indivíduo que deixa de desfrutar da aceitação incondicional da graça de Deus, para mergulhar no sistema da aceitação condicional de suas obras para ser aceito pelo sistema.
VIII) Considerações finais
Quero deixar claro que existem pastores, mestres, apóstolos, profetas, evangelistas, discipuladores, conselheiros e líderes sérios, que fazem o seu trabalho de forma correta e com amor a Cristo. Não estou criticando nenhuma forma ou estratégia de evangelização, nem sou contra pessoas que querem ganhar muitas pessoas para Jesus, trazendo-as para as suas congregações. Uso o termo “multidão” entre aspas não no sentido de desqualificar, por exemplo, o trabalho de igrejas que trabalham com células, grupos familiares, núcleos de evangelização ou qualquer estratégia semelhante, mas no sentido da utilização que determinadas pessoas fazem desse discurso sem a devida propagação sadia da Palavra de Deus com a apresentação das doutrinas fundamentais da fé. Não critico o “uso” de ferramentas de evangelização, mas sim os “abusos” e “distorções” que determinadas pessoas fazem para atingir objetivos pessoais à custa do Evangelho de Deus e de sua essência. A essência deste texto é contra a pregação superficial, não o uso de estratégias de evangelização. O texto se posiciona contra um tipo de pregação que estimula o ativismo e o mérito do esforço humano em detrimento da espinha dorsal do Evangelho que é a graça de Deus.
Não estou também criticando o título de nenhum líder, mas pessoas que se utilizam de um “título” para proveito pessoal. O foco aqui não é questionar os “títulos” de pessoas reputadas como “apóstolos”, “profetas”, “bispos” ou outros títulos, mas fiz menção a um uso deturpado de um “título” que determinadas pessoas fazem, certamente não todas, como uma forma de empreender uma visão mística da figura do líder com fins de manipulação e como forma de se fazer inquestionável diante do homem. Quero lembrar que Jesus até calava a boca dos demônios para que eles não dissessem que Ele era o filho de Deus (Mc 1). Jesus não desenvolveu seu ministério com base em um “título”, mas com a manifestação de uma essência viva que transformava as pessoas, levando-as ao arrependimento, fé e salvação eterna. Jesus não quis que as pessoas o vissem como um portador de um título, nem queria satisfazer as necessidades imediatas dos fiéis com seus milagres, mas queria levar as pessoas ao entendimento do Reino de Deus e sua essência transformadora do nosso ser, bem como da salvação que nos leva a comunhão eterna com o Pai.
Creio no discipulado e que todos nós precisamos de orientação de pastores, conselheiros, líderes para o nosso crescimento espiritual. Ninguém pode ser autossuficiente e caminhar sozinho no Evangelho, até porque um dos meios de graça é a comunhão. Precisamos de ajuda e direção, precisamos de pastores e de líderes, mas não de “babás espirituais”. Repiso, creio no discipulado e no aconselhamento, mas no discipulado e no aconselhamento que libertem, não no discipulado e no aconselhamento que nos ensine a olhar para o homem, mas que nos ensine a olhar cada vez mais para Deus e que a cada dia precisemos menos de um líder, pastor, conselheiro, discipulador, um irmão mais maduro na fé para ter relacionamento e conhecimento de Deus. O discipulado, o aconselhamento tem de ser um equilíbrio de interdependência, já que o corpo de Cristo é um organismo dinâmico, cada um usando de seu dom para edificar o seu irmão, não podendo virar uma relação de dependência emocional. Se toda a hora você tiver de se reportar a um “intermediário humano” para viver a sua vida com Deus, isso será uma barreira para a maturidade do discípulo de Jesus e da cura de sua alma e arraigará a alma da pessoa na zona de não aprender com a experiência de se aperfeiçoar tomando as decisões que o tornarão apto para interagir no meio social.
Sabemos que houve excessos dentro determinados modelos de evangelização, mas, graças a Deus, ainda existem pessoas sérias, que estão levando a palavra de Deus dentro do seu contexto, ensinando, curando, salvando, libertando e fortalecendo a muitos por ai, não somente ficando sentados em bancos de igreja, só dando trabalho e recebendo conhecimento. Precisamos trabalhar em prol da causa de Cristo, mas com equilíbrio, de modo que aprendamos a compatibilizar a família, o trabalho, a nossa saúde física, nossos relacionamentos, nossos estudos, lazer, descanso, enfim, todas as nossas necessidades humanas fundamentais, bem como cuidar do nosso relacionamento individual com o Pai eterno. As pessoas não verão em nós um referencial e nem o Evangelho como um estilo de vida a ser seguido se formos pessoas desequilibradas.
Não cito nomes, nem digo que os todos os pastores de um determinado modelo de evangelização são movidos pelo dinheiro e isso o texto de forma alguma enfocou, apenas quero dar subsídios para pessoas que, porventura, estejam passando por esta situação e denunciar não o “uso” de metodologias de evangelização, mas do “abuso”, da “perversão” das verdades fundamentais do Evangelho.
Por fim e não menos importante, o texto também ensina como se deve interpretar a Palavra com solidez. Os princípios de hermenêutica, de interpretação, aqui expostos são claros, éticos e com embasamento bíblico. A hermenêutica pode ser mais bem definida como uma “prudência” e não como uma “ciência” e, justamente por isso, nós necessitamos fazer uma análise epistemológica (quanto aos critérios de validez do que chamamos de verdade), axiológica (quanto aos valores que ela veicula), teórica, mas, sobretudo, fenomenológica da interpretação, ou seja, uma hermenêutica consequencial, que analisa como o modelo teórico produz seus efeitos na prática e é neste campo que vamos avaliar os desvios de implantação do modelo adotado e propor os devidos ajustes. A hermenêutica utilizada no texto é consequencial, analisando os “abusos” de implantação de modelos adotados e suas decorrências práticas, o que necessita de nós uma manifestação no sentido de cortar os excessos encontrados no processo.
Caro leitor, este texto é uma denúncia contra os tempos que estamos vivendo, um tempo de falsos mestres e do espírito do anticristo. Acima de tudo, desejo a você que o Espírito Santo de Deus te conduza no caminho da verdade que liberta, a fim de que você seja um homem cheio da graça e da unção do Senhor para transmitir amor e graça para a vida das pessoas. Que você seja sóbrio e vigilante nestes tempos de grande confusão, buscando sempre um entendimento correto e equilibrado da Palavra de Deus.
A paz seja com todos vocês.

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
09 a 11 de outubro de 2011
rugidodaverdade.blogspot.com

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