sábado, 7 de maio de 2011

VIVER POR INTERMÉDIO DE CRISTO: REFLEXÕES EM 1 JOÃO 4:7-21


        
Viver por intermédio de Cristo é o chamado com que Deus nos oferece a abertura das portas para a vida eterna.
Nosso Deus é um Deus pessoal. Ele se relaciona com o ser humano e podemos nos relacionar com Ele. E mais do que isso Ele deseja se relacionar conosco e pagou o preço na cruz do Calvário para que pudéssemos ter livre acesso a sua pessoa.
Por causa do pecado, tivemos o nosso relacionamento com Deus rompido. O pecado, a única coisa que pode nos separar de Deus, contudo, graças ao sacrifício de Jesus, fomos reconciliados com Deus e passamos da morte para a vida eterna.
Por causa do sangue de Jesus somos feitos filhos de Deus, cabendo a nós nos arrependermos dos nossos pecados, confessando-os e abandonando-os, reconhecendo Cristo como nosso único e suficiente Salvador e Senhor, vivendo por meio dEle e para Ele.
O desejo de Deus é que, tal como o amado apóstolo João, possamos ter um relacionamento de intimidade com Ele, dizendo a respeito dEle: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos próprios olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam a respeito da Palavra da Vida” (1 João 1:1 – versão King James Atualizada em português - KJA).
Concentrando-nos no texto de 1 Jo 4:7-21, podemos extrair as seguintes verdades do que significa viver por intermédio de Cristo:
1-    É conhecer a Deus: não uma mera informação intelectual ou acúmulo de Doutrina, mas ter experiência concreta com o amor de Deus na pessoa do Senhor de Jesus (vv. 8, 12);
2-    É amar como Jesus amou: um amor doador e sacrificial (vv. 9, 10), fraternal (vv. 11, 12), um amor que permanece como fruto (v. 16, segunda parte);
3-    É ter a plena confiança, pelo testemunho do Espírito Santo, da profundidade da obra redentora de Jesus (v. 10), do nosso novo nascimento e da condição de nova criatura (v. 7: “nascido e conhece a Deus”), do amor com o qual Deus nos acolheu. Isto nos levará a ter identidade em Deus, lançando fora todo o medo e ter a segurança no Dia do Juízo (v. 17). Temos de pedir a convicção do Espírito Santo (v. 13) para afastar toda a forma de medo e vergonha que esteja atuando em nós na forma de mentiras de Satanás. Só assim poderemos confessar Jesus como Salvador, gozando de identidade nEle (v. 15). O sentido de confessar, no original grego, é compromisso de lealdade absoluta e testemunhar com palavras e atitudes (cf. Novo Testamento King James: edição de estudo, p. 576).
4-    É viver em constante aperfeiçoamento no amor de Deus, o que necessariamente implica no aperfeiçoamento do caráter cristão (vv. 12; 17: “assim como ele é, nós semelhantemente somos nesse mundo” – KJA).
5-    É uma vida liberta do medo, da punição eterna, inclusive da rejeição (v. 18), do rancor, do ressentimento, das mentiras do mundo e de Satanás (v. 20);
6-    É viver uma vida de obediência aos mandamentos de Cristo, os quais nos conduzem a realidade do amor de Deus;
7-    É viver uma vida em que conhecemos o Pai como Ele é (“vimos”) e anunciarmos o que dEle procede: a salvação (1 João 1:1-3).
8-    É ter consciência de que tudo o que nos separa do nosso próximo e dos irmãos, separa-nos de Deus (v. 20). E, se não andamos na prática do perdão, somos mentirosos.
9-    É uma vida em que o Espírito Santo é concedido a nós, com o brotar de frutos e dons do Espírito, anulando as obras da carne pecaminosa e corrompida (v. 13).
 Para todos aqueles que são conscientes dessa realidade, inclusive a de que somos filhos de Deus e seremos semelhantes a Ele, a Bíblia diz: “e todo o que tem essa plena confiança purifica a si mesmo, assim como Ele é puro” (1 Jo 3:3 - KJA).
“E o testemunho é este: que Deus nos concedeu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho! Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” (1 João 5:11-12 - KJA).
         Um incentivo àqueles que querem um relacionamento de verdade com Deus, rogando em oração: “E esta é a segurança que temos para com Ele: que se lhe fizermos qualquer pedido, de acordo com a vontade de Deus, temos a certeza de que ele nos dá atenção. E, se estamos certos de que Ele dá atenção a tudo quanto lhe rogamos, estamos convictos de que receberemos os pedidos que temos feito” (1 João 5:14-15). Peça salvação e Deus gratuitamente a concederá.


Pablo Luiz R. Ferreira
Elaborado em 21.04.2009;
Digitado, corrigido, compilado e acrescido em 19.05.2009.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário