segunda-feira, 30 de maio de 2011

JUDAS ISCARIOTES, UM CRENTE APARENTE: PARA REFLETIR




Judas Iscariotes é um personagem extremamente intrigante dentro da narrativa dos Evangelhos. Universalmente conhecido como aquele que traiu Jesus após caminhar anos com Ele. Mas, uma particularidade me chamou atenção: os Evangelhos são unânimes em colocar em relevo que Jesus falou claramente que Judas era o traidor e os discípulos não entenderam, ou melhor, não acreditaram.
Um dos textos que evidencia esta assertiva é o capítulo 13, de João. Judas era um crente correto aos olhos dos demais discípulos, sendo, inclusive, o homem de confiança do grupo, afinal, era ele quem cuidava do dinheiro que era angariado a título de ofertas.
Contudo, por trás de uma aparência de santidade, estava um homem que secretamente tinha uma outra vida: roubava o dinheiro arrecadado (João 12:6), tinha o coração corrupto e desviado da verdade, sendo a Bíblia categórica em afirmar que satanás tomou conta do coração dele (João 13:27).
Uma aparência de santidade e um coração cheio de motivações ocultas e egoístas, não arrependido. Ele aceitou caminhar com Jesus, mas nunca se converteu, não adorou em Espírito e em verdade.
Foi parte integrante do ministério de Jesus, viu os milagres que o nosso Senhor operava, recebeu autoridade como discípulo de Jesus e operava sinais e maravilhas junto com os demais discípulos.
O seu coração estava mais interessado no que o ministério de Jesus poderia proporcionar de benefícios para ele, mas não no conhecimento verdadeiro da obra de salvação que resulta do arrependimento e do relacionamento de intimidade com Deus.
O exemplo de Judas nos mostra como alguém pode fazer parte de uma congregação religiosa, experimentar os milagres e o poder de Deus, até operar milagres através de suas mãos, mas viver uma vida dupla, sem nunca ter se convertido. E ainda dizem: “Ah! Eu aceitei Jesus ...”; “olha, eu oro, faço jejum, Deus me dá revelação, eu ministro nas pessoas e elas são curadas, eu falo e elas são libertas e transformadas”.
A nossa geração não vive mais pela fé e arrependimento, antes busca “entretenimento gospel”, “sentir” e se “arrepiar” com a presença de Deus, quer “sinais e milagres”, o “sobrenatural de Deus”. O crente, para ser considerado como “crentão” hoje, deve ser cheio do “sobrenatural”. Ter piedade e santidade somente é apenas um sinal de que ele só é mais um no meio da multidão.          
Nessas horas, lembro-me de um conhecido versículo da Bíblia. Jesus falou:
Nem todo aquele o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23).
Hoje, é muito comum se ver as pessoas dizendo que pastor Fulano de Tal é crente, porque ele é cheio do sobrenatural de Deus. A Bíblia nos adverte que a manifestação de sobrenatural, de sinais e maravilhas também é uma característica dos falsos mestres e profetas (Mateus 7:15).
Hoje também, muita gente se engana com números. Se a pessoa tem muitos discípulos ou está à frente de uma grande obra, deve ser porque ela é cheia de Deus. Nada mais falso também, porque muitas pessoas mantêm uma obra gigantesca, usando o nome do Senhor para satisfazer o seu próprio “eu” e receber o reconhecimento de homens.
Não se engane, meu irmão, não seja atraído por aqueles que se dizem cordeiros, mas na verdade são lobos, tem sobrenatural, mas não manifestam a essência de Jesus em suas virtudes e continuam na prática do pecado como estilo de vida, a iniquidade. Não se engane com os números, com a “multidão”, mas busque a qualidade da vida com Deus.
Confronte suas motivações à luz da Palavra de Deus: Por que eu frequento uma igreja? Eu quero Jesus ou eu quero o que Ele pode me dar?
Se após estas respostas, você descobrir que é um crente genuíno porque você quer ter relacionamento com Deus, então, agradeça a Deus pela oportunidade de servi-lO e gozar de Sua presença, sabendo que, se você está de pé, é unicamente pela obra dEle em sua vida e não porque você merece. A salvação é um ato da graça de Deus, que nos resgata e nos capacita para andar retamente, conduzindo-nos no caminho do amor do Pai.
Se não é um crente verdadeiro, arrependa-se e converta-se, ainda há tempo e Deus Pai está de braços abertos para lhe receber. O falso crente sempre é desmascarado, porque o Senhor tem compromisso com a sua Palavra e, por meio desta, tem compromisso com seus eleitos.
Acima de tudo, busque a presença de Deus e seja coberto por sua bondade, graça, amor, fidelidade, perdão, nutrindo sempre um coração agradecido diante do Senhor, porque isso O alegra.

Pablo Luiz R. Ferreira
30.05.2011
rugidodaverdade.blogspot.com

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário