sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A RENÚNCIA DAS MENTIRAS DIABÓLICAS: PERDÃO E RENOVAÇÃO DA MENTE


Perdão é um processo de renovação da mente em relação a ofensa cometida contra nós (Romanos 12:2).

Perdoar é um ato e também um processo. Não existe cura imediata da raiz de amargura, até mesmo porque uma das consequências dela é que, diante da ofensa, acabamos por absorver e interiorizar em nosso coração e mente uma série de pensamentos, conceitos e padrões desviados da vontade de Deus revelada na Bíblia, principalmente quando as ofensas e abusos (físicos, verbais, emocionais e/ou sexuais) aconteceram na infância.

"Ao reagirmos às injustiças sofridas, sobretudo quando crianças, criamos hábitos destrutivos de pensamento acerca de nós mesmos. Por exemplo, se seus pais eram exigentes e perfeccionistas, muitas vezes você talvez não tenha conseguido atingir as expectativas que eles alimentavam a seu respeito. Os adultos que tiveram esse tipo de formação, não raro, 'programam-se a si mesmos' para o fracasso. Ao determinarem previamente que fracassarão, tentam se proteger do desapontamento. Infelizmente, tais profecias com frequência cumprem-se por si mesmas. Esses padrões negativos de pensamento raramente são exatos e se baseiam na rejeição e no medo. Se pensarmos que somos feios, não apenas sentiremos a nossa feiúra, mas também agiremos de acordo com ela" (McCLUNG Jr., Floyd. O Imensurável Amor de Deus. São Paulo: Vida, 2006, p. 56).

Temos de prestar atenção ao nosso “diálogo interior” e pedir para que o Espírito Santo nos sonde e nos mostre os falsos conceitos que cultivamos em nossa mente e coração, mentiras diabólicas que impedem o nosso processo de cura das emoções danificadas pela raiz de amargura (Salmo 139), a fim de que possamos confessá-los, arrependermo-nos deles e renunciá-los, bem como substituí-los pelas verdades contidas na Palavra de Deus a nosso respeito (cf. BACKUS, William; CHAPIAN, Marie. Fale a Verdade Consigo Mesmo. 2 ed. Venda Nova: Betânia, 2000).

Pense nisso: você tem crenças negativas a seu respeito em virtude de ofensas praticadas contra você, em razão de dívidas emocionais (ex: abandono dos pais, namorados ou amigos) ou frustrações pelo amor que não foi dado ou negado? Algo do tipo: "não mereço ser amado", "não posso confiar em ninguém", "não sirvo pra nada", "eu sou burro, feio, inadequado, uma vergonha", "sou um fracasso", "mereço só coisas coisas ruins", "mereço morrer", "tenho que ser perfeito" (agradar a todos)?

Perdoe a ofensa, identifique e renuncie as mentiras diabólicas e viva a realidade de que Deus nos ama incondicionalmente.

[Excerto retirado, acrescido de reflexões e adaptado do texto de minha autoria: DE ESCRAVO A FILHO: REFLEXÕES NA EPÍSTOLA DE PAULO A FILEMOM CONCERNENTES AO PERDÃO E A GRAÇA ABUNDANTE DE DEUS NA RESTAURAÇÃO DO HOMEM, disponível em: http://rugidodaverdade.blogspot.com.br/2012/03/de-escravo-filho-reflexoes-na-epistola_24.html]

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br
pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário