quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

A DOR DE MUDAR E A DOR DE PERMANECER COMO ESTAMOS



Fim de ano e o início de um novo é um período que mobiliza nossa reflexão interior a respeito da nossa trajetória de vida como um todo; avaliamos as vitórias e as derrotas e somos desafiados a seguir por um dos dois caminhos: ou vivemos a dor de permanecer como estamos nas áreas de nossa vida em que não conseguimos vitórias ou, então, decidimos enfrentar a dor de mudar.

Sim, a mudança importa em dor: a dor de reconhecer que, por muitas vezes, arranjamos desculpas para não mudar; a dor de perceber que não fomos suficientemente sinceros em nossos relacionamentos ou demos mais valor ao dinheiro do que para as coisas que o dinheiro é incapaz de comprar; a dor de assumir que nos autossabotamos e que nós mesmos matamos o nosso sucesso com pensamentos negativos e com a falta de fé em Deus; por fim, a dor de decidir enfrentar a culpa e/ou a vergonha da derrota, concentrar energias para mudar o estado de inércia e realizar atos concretos de mudança quando nos sentimos incapazes para tanto.

Entretanto, isto é melhor do que a dor de permanecer como estamos; ela nos leva a ficar num estado de coitadismo (autocomiseração), de vítima das pessoas e circunstâncias que nos causaram dano, de orgulho ferido, de ressentimento; é uma dor que nos identifica com a nossa negatividade, com o medo e bloqueia que enxerguemos os nossos recursos positivos para viver a vida de uma forma leve e prazerosa.

Sinceridade conosco mesmos e com Deus é fundamental e é o primeiro passo da mudança.

Só concretizaremos nossos sonhos e o plano de Deus para nós se formos capazes de enfrentar as duas dores e dependermos do Senhor para a renovação da nossa mente a fim de que experimentemos Sua boa, perfeita e agradável vontade (Romanos 12:2).

Só cresceremos como seres humanos se formos capazes de extrair aprendizado de nossas dores e transformá-los em recursos positivos para nossa qualidade de vida.

Pense nisso: Quais as dores que você não superou e que necessitam de aprendizado para que você possa superá-las? Peça iluminação ao Espírito Santo; é Ele quem nos convence da verdade.

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br
pablolrferreira@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário