segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

AMAR OU PROSTITUIR-SE? EIS A QUESTÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ESPÍRITO DE SENSUALIDADE


A realidade dos dias de hoje é que a palavra “amor” está muito desgastada e até mesmo pervertida em sua substância no ideário coletivo da humanidade.

Com base em 1 Coríntios 13:4-7, pode-se inferir que a essência do amor que Deus quer que tenhamos é marcado pela “alteridade”, isto é, que não busca a satisfação dos próprios interesses, mas que se alegra com a verdade de Deus, propagando-se por tudo o que tivermos de fazer e com quem quer que tenhamos de nos relacionar a fim de multiplicar a graça recebida dEle.

A humanidade dos dias de hoje, entretanto, cultiva em seu ideário coletivo distorcido pelo pecado um conceito de amor que busca a própria satisfação em prejuízo do bem-estar do outro, ainda que tenha, a princípio, uma capa de afeto.

A Bíblia dá nome a este tipo de sentimento de “lascívia”; “paixão”; "prostituição"; “espírito de sensualidade”, que é a idolatria dos próprios sentimentos (Oséias 4:6-14).

Todas essas são manifestações do egoísmo, em que as pessoas usam outras para sua própria realização e autoafirmação, até mesmo para preencher as suas carências pessoais, gerando relacionamentos marcados pelo individualismo, falta de tolerância e compreensão, busca pelo prazer desenfreado, possessividade, ciúmes, manipulação e controle, sexo desregrado, impureza, atrofia moral e imaturidade emocional, entre muitas outras distorções (cf. BORGES, Marcos de Souza. A face oculta do amor: desmascarando o espírito de sensualidade. Almirante Tamandaré: Editora Jocum Brasil, 2008, p. 13-42).

Tanta libertinagem sexual só tem produzido um resultado: a destruição da família como instituição divina e, por conseguinte, uma geração de homens e mulheres feridos pelo divórcio e pela traição, principalmente os filhos, que se vêem mutilados pelo medo de confiar e amar novamente depois da morte do vínculo familiar.

Pense nisso: que tipo de amor você vive? É o amor de Deus? Lascívia, paixão, prostituição ou sensualidade? O que você busca prioritariamente numa igreja: só que Deus lhe abençoe com um casamento e bens, um emprego ou você busca ser um canal de bênçãos na vida de outras pessoas, tendo a consciência de que o Reino de Deus precisa avançar e que você precisa ser parte disso?

[Excerto retirado, acrescido de reflexões e adaptado do texto de minha autoria: DE ESCRAVO A FILHO: REFLEXÕES NA EPÍSTOLA DE PAULO A FILEMOM CONCERNENTES AO PERDÃO E A GRAÇA ABUNDANTE DE DEUS NA RESTAURAÇÃO DO HOMEM, disponível em: http://rugidodaverdade.blogspot.com.br/2012/03/de-escravo-filho-reflexoes-na-epistola_24.html]

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br
pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário