quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

AS FILHAS DA SANGUESSUGA


A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá (...)” (Provérbios 30:15).

A nossa geração atual é como as duas filhas da sanguessuga, Dá e Dá, isto é, só quer receber de Deus, só quer que Deus conceda bênçãos, tal como bens, um anseio por um casamento, um namorado, um emprego, enfim, um anseio de que Deus supra todos os seus desejos mais egoístas e que as pessoas também ajam da mesma forma com elas.

A sanguessuga se alimenta de sangue, que é a vida de um ser que respira. De forma semelhante, há muita gente hoje (e muito crente) sugando a vida de outras pessoas com o seu caráter deformado, com as suas exigências desmedidas e perfeccionistas, com a sua sede emocional, com ciúmes e manipulação, mentiras, invejas, etc.

Há muitas igrejas e pastores sugando a vida de pessoas com o ativismo religioso para sustentar um sistema religioso que tem de “funcionar” para eles e não pra Deus. É reunião pra cá, reunião pra lá, cursos, “relatórios de produtividade” de quantas pessoas compareceram, enquanto isso a família e o autocuidado, bem como o próprio relacionamento com Deus ficam em segundo plano, num falso evangelho de “salvação pelas obras” que manipula e controla. Aliás, temos de tomar cuidado com esses “relatórios de produtividade”, ainda que dados oralmente para os outros, e não esquecer que Davi foi severamente castigado por Deus por ter levantando um censo que o Senhor não autorizou, uma peste que matou 70.000 homens (1 Crônicas 21). Não sou contra cursos, reuniões, nem mesmo levantamento de estatística, mas sim de seu uso com as motivações erradas, orgulhosas; o que combato são os exageros e o uso dos mesmos como peça do ativismo religioso, como peça de manipulação e controle. 

Outras sanguessugas só querem dinheiro dos outros.

Ajude pessoas onde quer que você esteja, importe-se com elas. Você não precisa de muito, basta um gesto singelo. Você pode dar uma palavra de ânimo. Você pode ouvir um aflito. Você pode dar um abraço, um sorriso. Você só precisa viver uma vida de arrependimento de pecados, inclusive do egoísmo, e estar conectado com o coração do Pai Celestial.

Lembre-se disso: você é só um instrumento nas mãos de Deus e quem dá o resultado é o Espírito Santo.

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br
pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário