sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

INFORMAÇÃO, RELACIONAMENTOS E SAÚDE EMOCIONAL


Hoje, trago o trecho a seguir do livro da psicóloga cristã Esly Regina Carvalho a fim de subsidiar uma reflexão:

"A falta de saúde no coração é um dos maiores obstáculos para o crescimento espiritual e santidade do cristão. (...).Informação não é suficiente. Se fosse, os sermões já teriam curado todo o nosso povo, porque excelentes informações são compartilhadas em muitas pregações. Mas a informação intelectual muda muito pouco a conduta. Não toca a parte necessária do nosso cérebro responsável pela mudança de comportamento. E pouco toca nosso coração. Por isso sabemos de excelentes pregações e também de cristãos que continuam lutando com seus problemas emocionais. (...) Tiago 5.16 nos diz que devemos confessar nossos pecados uns aos outros e orar uns pelos outros para sermos curados. Essa é uma das receitas mais preciosas que temos para a saúde do coração. (...). Uma pessoa que tem uma ferida no seu coração não é capaz de ser santa nessa área de sua vida. A dor da ferida a impede. Mas, se ajudarmos a curar essa ferida, derramando o amor incondicional de Deus nesse lugar, por meio da nossa aceitação incondicional, pouco a pouco veremos essa pessoa se tornar cada vez mais santa, mais parecida com Jesus" (Saúde emocional e vida cristã. Viçosa: Ultimato, 2002, p. 12-13).

Se fomos feridos nos nossos relacionamentos, é neles que igualmente temos de ser trabalhados para sermos curados emocionalmente. Isso é necessário para que reaprendamos novas formas de se relacionar com o outro e consigo mesmo.

Você tem relacionamentos de confiança nos quais você pode tirar suas máscaras e expor sua dor? Ou você só busca informação (ou doutrina) de sermões ou livros? Em que medida a informação bíblica que você adquire muda o seu comportamento?

Que áreas de sua vida necessitam da graça dos relacionamentos de confiança a fim de que você possa ser trabalhado e curado emocionalmente?

Reflita em Tiago 5:16. Que pecados precisam ser confessados para serem curados?

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br

pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário