terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CRIADO PARA SENTIR PRAZER?



Muitas vezes, coisas simples como comer e tomar banho são feitas sem consciência por nós.

Devido a nossa rotina acelerada e frenética, não nos damos conta de pequenos prazeres sadios que podemos desfrutar e que vão fazer toda a diferença ao longo do nosso dia se simplesmente tivermos um olhar diferenciado acerca deles.

Por exemplo, ao tomar banho, desfrute do momento. Da sensação corporal da água caindo em nosso corpo; de como aquela água está tirando nosso cansaço, está levando embora nossa carga do dia, aliviando nossa tensão. Entre em contato com o prazer que é estar sendo um bom cuidador de si mesmo naquela hora por meio da água, do sabonete, dos produtos de limpeza e perfumes.

Sim, uma água tem todo esse poder se fazemos isso conscientemente, integrando a nossa experiência sensorial com a carga dos pensamentos positivos.

Já pensou em aproveitar a experiência do banho para nutrir a crença positiva "EU SOU UM BOM CUIDADOR DE MIM MESMO"? (Eu faço isso, kkkkk).

A mesma coisa a comida. Devoramos o alimento, mas muitas vezes não sentimos o prazer de seu sabor, nem tampouco procuramos extrair uma boa consciência da nossa experiência.

E o que dizer dos nossos relacionamentos? Muitas vezes, relacionamo-nos com as pessoas e verdadeiramente não aprofundamos a nossa experiência de significado deles para nós, não procuramos extrair crenças positivas a respeito de nós mesmos, tal como "EU SOU DIGNO DE SER AMADO", "EU SOU VALIOSO", "EU POSSO APRENDER A CONFIAR", entre outros.

Quando eu tinha 6 anos de idade, minha professora resolveu fazer uma surpresa pra mim: comprou um jogo de quebra-cabeça e me deu de presente no dia do meu aniversário. Além do presente, recebi um abraço maravilhoso de acolhimento, aceitação, afeto, reconhecimento, amor. Aos 30 anos de idade, Deus lembrou-me da experiência em detalhes. Pude, então, fechar os olhos, meditar sobre a experiência, trazer à memória as suas imagens e o prazer corporal da experiência que ficou registrado no cérebro. Por fim, eu extraí uma crença positiva a respeito de mim mesmo: "EU TENHO MUITO ESPAÇO DENTRO DE MIM PARA AMAR". Isso transformou-se em um recurso em minha vida e, todas as vezes que necessito de uma dose extra de amor para enfrentar uma situação, trago à memória esta experiência, relembro de seus efeitos de prazer corporal e nutro dentro de mim a crença positiva que extraí.

Tudo isso modifica a neuroquímica cerebral através da atuação dos neuropeptídeos, os quais são substâncias que atuam como uma porta para a atuação dos sentimentos e crenças positivas, produzindo, assim, substâncias associadas ao bem-estar e ao bom humor, fortalecem o sistema imunológico e nos dão uma flexibilidade emocional maior para lidar com as situações cotidianas. Por outro lado, maus pensamentos produzem uma química cerebral tóxica e debilitam nosso sistema imunológico, deixando-nos mais vulneráveis a doenças, inclusive a depressão e a ansiedade.

Falar de prazer corporal numa sociedade saturada pelo sexo distorcido é até perigoso ou suspeito, mas Deus nos criou para desfrutar do prazer de forma responsável, de acordo com os padrões dele:

"Jovem, alegra-te na tua mocidade, e anima o teu coração nos dias da tua mocidade. Segue pelos caminhos do teu coração e pelo desejo dos teus olhos. Porém, sabe que Deus te trará a juízo por todas essas coisas" (Eclesiastes 11:9).

Peça a Deus para lembrar você de experiências boas de sua vida e que agregaram um valor positivo ao seu ser.

Que parte boa da sua história você precisa resgatar hoje? Que crença positiva você pode extrair a respeito de você mesmo, inclusive do seu relacionamento com Deus?

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br
pablolrferreira@hotmail.com


[Este texto é uma aplicação prática de um outro texto chamado O PODER DOS PENSAMENTOS, o qual você pode acessar no meu blog rugidodaverdade.blogspot.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário