segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A BELEZA DO "EU POSSO APRENDER"



Filipenses 4:13 - "Posso todas as coisas naquele que me fortalece".

Há momentos em nossas vidas em que nos sentimos inadequados ou incapazes de executar algo que sabemos que precisamos fazer. Talvez você esteja lutando contra vícios, comportamentos, padrões de pensamento e pecados que não consegue largar. Talvez você tenha deixado de acreditar em seu próprio potencial de mudança ou mesmo carece da autoestima necessária para acreditar que você pode ser um bom cuidador de si mesmo e acaba vivendo em meio a relacionamentos tumultuados e doentios.

Qualquer que seja a causa da incapacidade ou inadequação que você pretensamente acha que tem, quero lhe conscientizar de uma verdade inafastável: Tudo no mundo espiritual é feito conforme a nossa fé, inclusive para o acontecimento de coisas ruins.

Se você acredita no fracasso, você colherá fracasso. Se você acredita que é incapaz e inadequado, isso você será. Se você acredita que seus relacionamentos não darão certo e as pessoas sempre lhe rejeitarão e lhe abandonarão, você se comportará de uma forma tão repugnante, grudenta e inconveniente que, de fato, as pessoas o deixarão. Se você acredita que não pode perdoar, você nunca perdoará ninguém e ficará sempre preso na raiz de amargura.

Com base em Filipenses 4:13, comece a renovar a sua mente para cultivar a crença positiva "EU POSSO APRENDER..." (... a me amar, a me aceitar, a perdoar, a me perdoar, a acreditar no meu potencial de mudança, a fazer algo ou deixar de fazer algo, a ser um bom cuidador de mim mesmo, etc.). Dependa de Deus no processo e faça a sua parte para tomar as atitudes corretas.

Isso mudará inclusive a neuroquímica do seu cérebro para produzir substâncias relacionadas ao bem estar (através da atuação dos neuropeptídeos).

A crença "EU POSSO APRENDER..." é verdadeira e factível, isto é, não é uma fantasia; ela encontra sua base concreta na realidade; todos podemos aprender algo.

Ela é uma crença dotada de uma beleza enorme, porque você se valoriza com ela, valoriza seu potencial e glorifica Deus, que criou o seu potencial de conquista, além de se encontrar no meio termo do processo de aprendizagem: não está nem na rigidez do "eu não posso, não consigo ou não sei fazer" e nem no extremo oposto do "eu já sei fazer com perfeição" (cuidado com o perfeccionismo!).

Pense nisso: quais são as áreas de sua vida que precisam de mudança ou que você precisa aprender algo, inclusive em relação a sua autoestima e capacidade de executar algo, e que necessitam da leveza do "EU POSSO APRENDER..."?

Pare de se maltratar com o "eu não posso" e "eu não consigo".

Acredite na obra que Deus quer fazer em você e através de você. Em Deus, faremos proezas (Salmo 108:13).

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br

pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário