sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

EXERCÍCIO PRÁTICO PARA PERDOAR A SI E AS PESSOAS


A ESCALA DO PERDÃO

“O perdão é um novo começo. Conecta você com o universo de possibilidades que existem no amor. Seus efeitos podem ser milagrosos. O perdão o ajuda a ter clareza sobre o passado. Encoraja você a ser honesto sobre o que de fato aconteceu, honrar as lições que aprendeu, aceitar a cura e receber as dádivas. O perdão lhe ensina que continuar sofrendo não faz a dor ir embora. A culpa e o ressentimento não podem resolver a situação. Morrer não ajuda quem está vivo. O perdão é o caminho de volta para o amor. E o amor é o que ajuda você a viver de novo.

–Não precisamos saber como perdoar. Basta estarmos dispostos a perdoar –ensina Louise.

Dizer sim ao perdão é o primeiro passo. Quando você declara Eu digo sim ao perdão, algo é ativado dentro de você, dando início à restauração. Sua vontade possibilita a cura e lhe dá as condições para encontrar as pessoas certas e a ajuda necessária ao longo do caminho. À medida que continua dizendo sim, sua jornada de cura o transporta do passado para o presente e o leva em direção a um futuro totalmente novo.

A prática espiritual deste capítulo se chama A escala do perdão. O objetivo dela é ajudá-lo a cultivar a vontade necessária para receber as dádivas do perdão total. A escala do perdão é baseada numa escala de 0% a 100%. O primeiro passo é escolher uma pessoa para perdoar. Pode ser você mesmo, o que é sempre um ótimo começo. Ou qualquer outra pessoa, mesmo que seja alguém de quem você tenha apenas uma leve mágoa. Você vai perceber que não existe uma só pessoa em sua vida de quem você não guarde um pouco de ressentimentos.

Prepare-se como se fosse meditar. Posicione-se num lugar tranquilo, respire fundo e deixe o seu corpo relaxar. Concentre sua atenção na pessoa que escolheu. Quando estiver pronto, pergunte a si mesmo: De 0% a 100%, quanto eu já perdoei essa pessoa? Anote a primeira resposta que vier à sua mente. Seja honesto consigo mesmo. O objetivo aqui não é ser bonzinho, acertar de imediato, nem ser espiritual. Você não tem que desempenhar nenhum papel. Você está querendo ser livre. Qualquer resposta é boa, porque lhe dá um ponto de partida para trabalhar.

Suponha que você escolheu a si mesmo como a pessoa em questão e que sua pontuação na escala seja 72%. Como esses 72% afetam a forma como você vive? Como essa porcentagem afeta sua felicidade, sua saúde e seu sucesso? Como influencia seus relacionamentos com os outros –sua capacidade de desenvolver intimidade, confiar e perdoar? Como reflete em seu relacionamento com a comida, a abundância, o dinheiro, a criatividade e a espiritualidade?

Agora vem o próximo passo. Eleve o número de 72% para 80%. Se quiser, suba a porcentagem 1% de cada vez. Quando atingir 80%, afirme: Eu estou disposto a me perdoar 80%. Repita isso algumas vezes e monitore as respostas. Note cada sensação física, sua emoção e seus pensamentos. Continue até se sentir confortável. Depois, vá subindo para 85%, 90% e 95%.

Cada passo que você dá na escala do perdão o ajuda a se libertar do medo fundamental 'Eu não mereço ser amado' e a vivenciar a verdade essencial 'Eu mereço ser amado'. Cada avanço lhe permite ver que a vida ama você e o quer livre de culpa, dor e medo.

Cada progresso o torna capaz de vivenciar a cura, a graça e a inspiração que beneficiarão você e os outros.

Imagine chegar ao final e dizer: Eu estou disposto a me perdoar 100%. A escala do perdão quer quebrar sua resistência ao perdão e fazê-lo vivenciar o amor. É um ensaio, um ato da imaginação. Imaginar é algo muito poderoso. 'A imaginação é tudo. É o trailer das próximas atrações da vida', afirmou Albert Einstein. É isso mesmo.

Use a escala do perdão para saber qual é seu nível de autoperdão e de perdão aos outros. Pergunte a si mesmo:

Numa escala de 0% a 100%, quanto eu já me perdoei?
Numa escala de 0% a 100%, quanto eu já perdoei a minha mãe?
Numa escala de 0% a 100%, quanto eu já perdoei o meu pai?
Numa escala de 0% a 100%, quanto eu já perdoei meus irmãos?
Numa escala de 0% a 100%, quanto eu já perdoei meu amigo, ex-companheiro ou vizinho?
Numa escala de 0% a 100%, quanto eu já perdoei a todos?

Sempre repita a pergunta 'Numa escala de 0% a 100%, quanto eu já perdoei a [mim mesmo ou o nome de outra pessoa]?'

A partir da primeira porcentagem que pensar, inicie sua jornada. Até mesmo uma subida de 1% na escala do perdão pode ajudá-lo a se libertar do passado e a criar um futuro melhor.

Faça esse exercício uma vez por dia durante uma semana. Repare o que acontece em sua vida. Observe como você se comporta e como as pessoas reagem a você. Preste atenção nos pequenos milagres. Uma das razões pelas quais o perdão é descrito como um milagre é que, mesmo quando você perdoa somente uma pessoa, os seus relacionamentos mudam.

A escala do perdão é um exercício poderoso, portanto, recomendamos fortemente que você não o faça a sós se tiver vivido algum trauma no passado. Busque o apoio de um amigo de confiança, terapeuta ou mentor. Seja sempre gentil consigo mesmo.

O perdão é uma expressão de amor, logo deve ser um processo amoroso. Já o amor é o poder restaurador que nos leva de volta à inocência. A jornada de volta para casa” (HAY, Louise; HOLDEN, Robert. A Vida Ama Você. Rio de Janeiro: Sextante, 2016, p. 99-101) (grifos meus).                       

INDICAÇÕES E ADVERTÊNCIAS: este exercício de perdão é um exercício de AUTOAJUDA e NÃO SUBSTITUI o acompanhamento de um PSICÓLOGO caso você tenha sofrido TRAUMAS SEVEROS.

O exercício é excelente, entretanto, tem que ser bem aplicado no indivíduo, pois, caso contrário, a pessoa vai se sentir mais culpada por não conseguir perdoar.

Nunca se esqueça: o processo de perdão é lento e gradativo na medida em que vamos dando um novo significado aos fatos que nos aconteceram no passado.

Pablo Ferreira

rugidodaverdade.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário