terça-feira, 27 de dezembro de 2016

COMO RESOLVER O SENTIMENTO DE CULPA


"Culpa é uma perda de inocência. É o que sentimos quando esquecemos a verdade essencial Eu mereço ser amado. A culpa vem com o medo fundamental Eu não mereço ser amado. É a crença na ausência de autoestima. Ao perdermos de vista a nossa inocência –que é a nossa verdadeira natureza –, deixamos de acreditar que merecemos amor. Ansiamos por amor, mas nos afastamos quando ele aparece, porque não nos sentimos dignos. Esse sentimento de desvalorização é o que nos leva não só a pensar que não merecemos ser amados, como também a nos comportar de forma nada amorosa em relação a nós mesmos e aos outros.

A culpa é o medo que deixou de ser digno do amor que mereceu um dia, muito tempo atrás. A culpa sempre carrega uma história, que pode ser sobre o que você fez a alguém ou sobre o que alguém fez a você. É uma história baseada num acontecimento do passado que quase sempre já terminou, mas mesmo assim parece ser um conto sem fim. Às vezes nos identificamos de tal forma com nossa história de culpa que temos medo de abandoná-la. Quem eu seria sem essa história e a minha falta de valor?, pensamos. A resposta é: você seria inocente de novo. Você se sentiria inteiramente digno de ser amado.

Qualquer um consegue se identificar com a história de culpa. Todos nós contamos a nossa versão dela, que começa dentro de nós e então é projetada para o mundo. É uma história contada em todas as grandes mitologias do mundo. A nossa é o medo fundamental Eu não mereço ser amado. Nós a usamos para julgar, criticar e rejeitar a nós mesmos. Em seguida vem a superstição, que é o medo de que Deus esteja nos julgando, de que o mundo não seja um lugar seguro e a vida não nos ame.

A história de culpa sempre se baseia num caso de identidade trocada, cujo protagonista esqueceu quem é. Perdeu sua inocência de vista. Como Adão no Jardim do Éden e (...) o Filho Pródigo, você tem que fazer uma jornada de volta para casa.

A inocência permanece para sempre em seu Eu Ilimitado. No entanto o ego –sua identidade trocada –não acredita nela. Sente-se sem valor e culpado. O ego acredita que, se você sente culpa o bastante, pode comprar sua inocência de volta. Infelizmente, não há uma taxa de câmbio entre a culpa e o amor. Nenhuma quantidade de culpa consegue comprar qualquer quantia de amor. A HISTÓRIA DE CULPA SÓ ACABA QUANDO O PROTAGONISTA DESISTE DE PENSAR QUE NÃO É DIGNO DE NADA. Muitas vezes, é preciso que a história de um anjo, um príncipe ou uma princesa mostre a você a sua inocência outra vez. Quando você resgata sua inocência, ela promove a cura para todos, o que é um milagre para o ego. (...)

Enquanto você acreditar que não tem valor e continuar alimentando a própria culpa, você ficará preso a uma história que não faz bem a ninguém.

(...) A única função positiva da culpa é mostrar que você esqueceu quem realmente é e que já é hora de voltar a lembrar. A culpa é um sinal de alerta, um alarme que soa quando você não está alinhado com sua verdadeira natureza e não está agindo com amor. A culpa não resolve nada. Sentir-se culpado por algo que você fez ou que alguém fez a você não apaga o passado. A culpa não muda o passado.

–Você está dizendo que nunca devemos sentir culpa? –Não, estou dizendo que, quando você se sente culpado ou acredita que não tem valor, é um sinal de que precisa se curar. –Como curamos a culpa, Louise? Perdoando." (HAY, Louise; HOLDEN, Robert. A Vida Ama Você. Rio de Janeiro: Sextante, 2016, p. 78-80).

REFLEXÃO: Que Evangelho você está vivendo? Aquele em que você se auto mutila pela culpa para "pagar" seus pecados, alimentando complexos de inferioridade, sentimentos de indignidade, ? Ou o Evangelho da nova criatura em Cristo (2 Coríntios 5:17), em que você acredita no perdão que Deus lhe dá e vive livre como filho liberado?

Deus não quer ninguém escravo da culpa porque Ele, por intermédio do sacrifício de Jesus, já pagou o preço pelos nossos pecados na cruz.

PARE DE ACREDITAR EM "SUA" INDIGNIDADE E VIVA AS INSONDÁVEIS RIQUEZAS DA CONDIÇÃO QUE CRISTO LHE DEU.

Confiado nesta CONDIÇAO DE NOVA CRIATURA, PELA GRAÇA DE DEUS, que lhe resgatou, acredite: "EU MEREÇO SER AMADO" pelo simples fato de que você existe e Deus lhe ama, bem como acredite: "EU MEREÇO ME DAR O QUE EU PRECISO" e não buscar suprir minhas necessidades emocionais, físicas e sexuais no outro como forma de compensação da sua carência e do seu sentimento de culpa não resolvido.

A decisão é sua. Administre a culpa e viva em liberdade

PABLO FERREIRA

rugidodaverdade.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário