domingo, 1 de janeiro de 2017

CONSELHOS A SEGUIR PARA O ANO DE 2017 COM BASE NO SALMO 73


1. FUJA DE UM ESTILO DE VIDA EM QUE DEUS NÃO É RECONHECIDO COMO DEUS. Asafe, no Salmo 73, sentiu inveja do estilo de vida dos ímpios e quase desviou-se dos caminhos de Deus: crentes bons podem quase desviar-se. Em Jó 21:7-15, o argumento de Jó é semelhante ao de Asafe, falando da prosperidade dos ímpios e que estes não recebiam logo o castigo de Deus. O Evangelho é a salvação da ira de Deus reservada para os ímpios (= aqueles que vivem um estilo de vida desconsiderando Deus). De forma semelhante, encontra-se em Malaquias, mas o profeta é enfático em afirmar que veremos a diferença entre quem serve e quem não serve a Deus (4:13-18).

2. RESISTA À TENTAÇÃO DE SER INFIEL A DEUS E TRAZER VERGONHA AO EVANGELHO. Só o pensar em seguir o estilo de vida dos ímpios foi pesado para Asafe; os olhos de Asafe estavam focados no estilo de vida pecaminoso dos ímpios. Infelizmente, o Evangelho padece mais pelos escândalos que aqueles que se dizem evangélicos praticam do que pela ausência de pregação.

3. ABRACE A VERDADE DE QUE O MELHOR NA VIDA É ESTAR PRÓXIMO A DEUS. Salmo 73:15-28: aqui Asafe reconhece que estava embrutecido pelo pecado, arrepende-se e reconhece que o melhor é andar e viver com Deus, que é isto que traz completude ao homem. Asafe percebeu também o fim terrível que aguarda os ímpios (salmo 73:18-20). Asafe teve a consciência de que ele não tinha todas as coisas (ex: dinheiro, saúde, etc.), mas tinha todas as coisas em Deus (v.25).


Palavra pregada pelo Pastor Joesley Oliveira, no dia 31.12.2016, na Igreja Presbiteriana da Marambaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário