quinta-feira, 5 de maio de 2011

ORAÇÃO: UM CHAMADO PARA UM PROFUNDO RELACIONAMENTO COM DEUS



Traga o qualquer coisa que você veja durante o dia para dentro do relacionamento com Deus e imirja-a na eternidade. Então você a encontrará novamente na eternidade como uma benção” (Madre Basilea Schlink) (citação extraída de PAYNE, Leanne. Listening Prayer. Grand Rapids: Baker, 1999, p.19)
Orar é uma santa ocupação, como já dizia o grande evangelista, Oswald Chambers em seu livro “Prayer: a holy occupation”. Santa uma vez que requer de nós dedicação, perseverança, fé e separação do mundo e separação para Deus. É a essência da vida cristã, na qual entramos em comunhão com Deus, desfrutamos da sua presença e conhecemos a Sua intimidade e caráter.
Um dos grandes mistérios da verdade que o Novo Testamento nos apresenta é que somos o “Tabernáculo do Deus Vivo”, ou seja, Deus não só está conosco lado a lado se relacionando conosco como Pai e amigo, mas Ele vive dentro de nós, somos a habitação de Deus, ou, nas palavras de Leanne Payne, vivemos a “Realidade da Encarnação” (“Incarnational Reality”) (Healing Presence. Grand Rapids: Baker, 1995, p. 81-125). “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” (1 Co 3:16 e 6:19).
Essa realidade tem sido negligenciada pelos cristãos modernos por duas razões. A primeira é que hoje vivemos tempos em que o ensino da Palavra de Deus tem sido extremamente superficial aos crentes. As pessoas vivem “de ministração em ministração” que os líderes liberam, contudo, não são instruídas de forma sólida e consistente nas verdades e doutrinas fundamentais da fé cristã. Hoje, a chamada “ministração da Palavra” se resume muitas vezes a um ensino descontextualizado das Escrituras, em que o “pregador” muitas vezes se resume a enunciar “necessidades pertinentes ao psicológico das pessoas” ou tratam das chamadas “feridas emocionais”, ao invés de pregar o Cristo Vivo e a necessidade de passar pela porta estreita do arrependimento. A segunda razão é que hoje vivemos tempos de materialismo em que o “evangelho” é canalizado para atender as necessidades imediatas das pessoas, em que o sistema do mundo entra na igreja através do racionalismo e da incredulidade e das doutrinas da prosperidade e do crescimento numérico da “igreja”.
A essência da vida cristã é a restauração do relacionamento com Deus e, por conseguinte, com o nosso próximo.
Nosso desafio, como cristãos autênticos, é resgatar a “Prática da Presença de Deus” através do estudo, meditação e aplicação da Palavra de Deus em nossas vidas, ouvindo o Senhor falar através dela, bem como levar uma vida de oração como um relacionamento profundo com Deus e recebendo do Pai a cada dia o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle, enfim, resgatar a realidade de que orar é ouvir e ver com os olhos do nosso coração, como podemos perceber de uma leitura atenta de Efésios 1:15-20, sendo guiados passo a passo pelo Espírito Santo e vendo com muito prazer a beleza e a formosura de Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo.
Resgate um relacionamento profundo com Deus através da oração. Eu te incentivo a buscar o Senhor com intensidade. Então, com certeza no devido tempo, Deus trabalhará em sua vida e você colherá e receberá os “tesouros do coração de Deus” para a sua vida.

Um comentário:

  1. Amém...Assim como a corça anseia pelas aguás, assim tanbém, possamos desejar a presença do Deus Altíssimo!(Sl 42.1).

    Pablo,um grande abraço.

    ResponderExcluir