sexta-feira, 1 de julho de 2011

QUEDA E NOVO COMEÇO: ALGUMAS REFLEXÕES NAS GENEALOGIAS DE 1CRÔNICAS



Texto básico: 1 CR 1: 1-4, 24; 2: 1, 12, 13, 15....

Muitos de nós hoje, ao nos depararmos com as genealogias de 1 Crônicas, ficamos até entediados com uma lista de nomes que, sob nossa ótica pragmatista e objetivista, não tem uma razão de ser e estão ali só para atrapalhar as passagens e histórias bíblicas que nos trazem as verdadeiras lições espirituais. É fulano que gerou beltrano, que gerou não sei quem mais ...
Não se ignora que existam passagens bíblicas mais relevantes do que esta, porém, tal como o primeiro capítulo da Carta de Paulo aos Romanos, estas genealogias bíblicas são inspiradas pelo Espírito Santo e nos ilustram uma grande verdade espiritual.
Comentários doutrinários a parte, sinteticamente se pode afirmar que estas genealogias têm como objetivo mostrar aos israelitas do pós-exílio babilônico os seus ancestrais, ressaltando a linhagem de Davi e os aspectos positivos de sua pessoa e reinado a fim de que desse ao povo uma esperança de reconstrução da nação. Com a revelação do Novo Testamento, tais genealogias são parte da genealogia do Messias Prometido, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, aquele que, pelo seu sacrifício na cruz, livrou-nos do poder do pecado e da morte uma vez que Ele veio da Tribo de Judá, da família de Davi.
A grande lição que se pode tirar deste trecho das Escrituras, é que, olhando para as pessoas mencionadas na linhagem do Messias, pode-se constatar que Deus usou inúmeras pessoas, algumas menos ideais e outras até mesmo repulsivas, para trazer Jesus ao mundo. Isso significa, para nós, que Deus pode nos usar grandemente como veículos da sua graça e da expansão de seu Reino, não importando quais tenham sido as circunstâncias de nosso passado, nem tampouco as conseqüências que tenhamos de carregar conosco; com arrependimento e fé na obra salvadora de Cristo, Deus sempre providencia um novo começo para nós, segundo a sua soberana vontade, a fim de que sejamos servos úteis, luz e sal neste mundo.
Alguns personagens bíblicos na genealogia de Davi e de Cristo são emblemáticos para demonstrar tal verdade. Pensemos em Raabe que era uma prostituta e foi salva pelo evangelho (Js 2:1; Mt 1:5) e ainda foi incluída na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11. Rute que era uma moabita e cresceu em meio a idolatria e aos costumes imorais de seu povo, a qual casou com Boaz, gerando Obede, que gerou Jessé, que gerou Davi. E o que dizer de Judá, que coabitou com Tamar, sua nora, pensando que a mesma era uma prostituta (ver Gn 38)? Eles e seus descendentes compõem a linhagem de Davi. Abrãao veio da terra de Ur dos caldeus, vivendo também em meio à idolatria e costumes imorais e foi pai da grande nação de Israel. Por fim e não menos importante, tem-se Adão e Eva, cujo pecado contaminou toda a raça humana, corrompendo sua natureza e a tornando inimiga de Deus; uma das conseqüências diretas de seu pecado foi uma família disfuncional e que resultou no primeiro homicídio da humanidade; mesmo assim, Deus providenciou um novo começo para eles através de seu filho Sete e depois Noé e Sem, providenciando todo um plano de redenção para o homem por meio de Jesus.       
Que Deus nos ajude a acreditar que há um novo começo para nós, apesar do nosso passado e dos nossos erros e também das consequências que tenhamos de carregar, sabendo que o Senhor é poderoso para mudar a nossa realidade e nos direcionar a uma vida de fé, perdão, santidade e esperança de que Jesus voltará e reinará durante toda a eternidade e, então, toda a dor e sofrimento terminará.
Romanos 8:18: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.
Maranata, Jesus!

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
[elaborado em: 26.04.2008,
reestruturado e revisado em 01 de julho de 2011]
rugidodaverdade.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário