sexta-feira, 13 de março de 2015

POR QUÊ, MEU DEUS?


Marcos 15:34 ARC: "E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"


"Se Jesus em sua perfeição teve a audácia de perguntar a seu Pai: 'Por quê?', nós podemos dizer para Deus todos os nossos 'porquês', uma vez que o porquê do Filho do Homem envolve os nossos. Nenhum dos nossos porquês pode ser excluído do dEle, porque todos são curados por meio dEle" (WOLFF, Pierre. May I hate God? New York: Paulist: 1979, p. 35).


Em nossas vidas, acontecem muitas situações difíceis para as quais não conseguimos perceber o propósito de Deus, tal como as provações, perdas, abusos e injustiças sofridas, etc.


Muitas pessoas dizem: "não pergunte a Deus o 'porquê', mas o 'para quê' daquela situação".


Eu ouso dizer: faça as duas perguntas a Deus: o "para quê" com a finalidade de resignificar sua experiência, honrar sua história de vida e aprender dela. E pergunte o "porquê" para expor seus sentimentos, inclusive os sentimentos de abandono e mágoa em relação a Deus. Diga o que você pensa de Deus para Ele, que você sente que Ele foi injusto, abandonou ou rejeitou você diante de uma situação.


Sentimentos não podem ser enterrados vivos por meio da negação: "ah, porque sou cristão, não posso ter mágoa ou raiva de Deus". Quem foi que nos enganou nesse nível?


Deus é uma pessoa e, como tal, está sujeito a todas as projeções positivas e negativas que fazemos nos nossos relacionamentos.


Seja sincero com Deus, formule diante dEle seus porquês, exponha seus sentimentos e queixas contra Ele, permita-se dizer que você não entende ou não aceita certa situação, mas que você quer entender o propósito de tudo e restaurar seus receptores danificados de confiança nEle.


Pense nisso: não fique engessado na perda. Esse nível de exposição sincera é o início de nossa cura e um passo fundamental para conhecer mais profundamente o coração paterno de Deus, porque barreiras de relacionamento são removidas e podemos ser capacitados pelo Espírito Santo para vê-lo como Ele é.


Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com.br
pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário