domingo, 8 de julho de 2012

O QUE SIGNIFICA TER A MENTE DE CRISTO? A RESTAURAÇÃO DO NOSSO SER, O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO E O SURGIMENTO DA VERDADEIRA CRIATIVIDADE



           
            O texto de 1 Coríntios 2:15 diz que recebemos do Espírito Santo a “mente de Cristo”, sendo que a primeira leitura que podemos fazer do significado de ter a mente de Cristo é o desenvolvimento do fruto do Espírito através do relacionamento com Deus, sendo, portanto, transformados à sua imagem e semelhança, conforme se depreende de Gálatas 5:22-25:

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito (ARA).

Outro aspecto de ter a mente de Cristo é o constante em Isaías 11:1-5

1 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. 2 Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. 3 Deleitar-se-á no temor do SENHOR; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; 4 mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. 5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins (ARA).
  
Este é um texto profético que fala a respeito de Jesus e das qualidades espirituais de sua mente, as quais podem ser “transpostas” para nós no relacionamento com o Espírito Santo dentro do nosso processo de santificação e intimidade com Deus, recebendo dEle, pois, sabedoria, entendimento, fortaleza, conselho, temor, bem como uma capacitação do Espírito para discernir além dos nossos olhos e ouvidos naturais (ver 1 Co 12 acerca dos dons espirituais).
A Bíblia é repleta de exemplos deste tipo de “transposição”, tal como Bezalel e os construtores do tabernáculo, homens que o Senhor encheu com seu Espírito, dando-lhes inteligência e conhecimento para trabalhar com toda a espécie de técnica de construção, costura, lapidação, etc. (Ex 35:31-35); José a quem o Senhor deu o entendimento dos sonhos e sabedoria para ser governador do Egito (Gn 40:8, 41:16); Daniel, a quem o Senhor encheu com um espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis (Dn 1:17, 5:12); Zorobabel (Zc 4:6-10); Salomão e a sabedoria sobrenatural que o Espírito de Deus concedeu- lhe (1 Rs 3); Estêvão (At 6); os apóstolos (At 2); mostrando a verdade que Deus sempre capacita com o seu Espírito aqueles a quem chama com o propósito de edificar os seus santos, isto é, o corpo de Cristo, a sua igreja, a fim de que seus eleitos possam conhecer o Senhor cada vez mais, sendo transformados, conforme já dito, à imagem e semelhança de Cristo.
Na nossa união com Deus através do Espírito Santo, abre-se uma nova possibilidade de bem, mas também se abre uma nova possibilidade de mal, conforme os dizeres de C. S. Lewis:

Porque o sobrenatural, entrando em uma alma humana, abre a ela novas possibilidades ambas de bem ou de mal. Deste ponto a estrada se bifurca: um caminho para a santidade, amor, humildade, o outro para o orgulho espiritual, justiça própria, zelo perseguidor. E não há caminho de volta para as meras e monótonas virtudes e vícios da alma não desperta. Se o chamado divino não nos fizer melhores, far-nos-á muito piores. De todos os homens maus os maus homens religiosos são os piores (Reflections on Psalms. New York: Harcourt, 1986, p. 31-32, tradução minha do inglês).

O determinante será, portanto, a nossa vontade de cooperar com o Espírito Santo nesse processo de renovação do homem interior. Obedecer ou não obedecer é uma escolha; a nossa união ou separação de Deus é um ato de vontade e é esta vontade que determina se a nossa personalidade é feita uma só com a “Realidade Última e Definitiva”, que é Deus. Quando o homem é obediente, quando ele deseja unir-se com Deus, é que ele se torna pessoa, não mais vivendo a realidade do inferno de um “eu” fragmentado, partido, falso e usurpador, mas passando a viver uma personalidade integrada, aperfeiçoada através da obediência, erigida pela sujeição de uma vida disposta a ser moldada como um vaso nas mãos do oleiro, já que somos como uma obra de arte de Deus. Sendo tabernáculos de Deus e apenas pela virtude de ser habitado por Ele, nós somos completamente livres para colaborar com o Espírito Santo, tornando a nossa vontade uma com a vontade de Deus pela obediência e, a partir daí, é que somos verdadeiramente criativos e desenvolvemos o verdadeiro atributo da criatividade que edifica o Reino de Deus como um todo e os santos individualmente (cf. PAYNE, Leanne. Real Presence. Grand Rapids: Baker Books, 1995, p. 77-79).
Como tabernáculos do Espírito Santo, abre-se para nós a possibilidade de buscar a fonte da nossa identidade unicamente em Deus e, na medida em que esta busca se torna uma realidade crescente em nós, a personalidade integrada e liberta vai sendo edificada, passando a não mais se fundamentar em um papel (pai, mãe, esposa, marido), em uma profissão ou carreira (médico, pastor, advogado, engenheiro), em uma classe ou status social e/ou econômico (homem, mulher, negro, branco, rico, classe média, pobre), nos talentos pessoais (habilidade de escrever, cantar, pregar, administrar), não mais sendo formatada e determinada pelos medos de falhar ou pelo que os outros pensam dela, já que a justificação da personalidade encontra-se em Deus apenas e, a partir daí, é que podemos ser libertos da superimposição dos pecados, dos enganos, dos pontos fracos de outras pessoas e daqueles de seu próprio passado, das rejeições que a alma sofreu no passado e sofre no presente, passando a trilhar gradualmente e de forma crescente o caminho de liberdade para amar, inclusive os nossos inimigos.
Na medida em que a nossa personalidade encontra sua fundamentação, identidade e senso de valor unicamente em Deus, os medos, as pressões externas, a indevida dominação por outros através de manipulação e controle vão perdendo seu poder, não mais formatando e modelando a sua vida interior, nem mesmo as circunstâncias da vida externa, já que o nosso senso de segurança está em nossa vida interior, em Deus, pelo que somos capacitados pelo Espírito Santo para confrontar e lidar com estas coisas e não mais ser modelados por elas (cf. PAYNE, Leanne, Op. cit., p. 79).
Ouvir a Deus não é somente escutar, mas também obedecer e, neste processo de obediência com o comprometimento por inteiro da nossa disposição mental, conforme já dito acima, a nossa vontade se torna uma com a dEle, o Senhor renova o homem interior em sua dimensão intelectual, emocional, sensorial e intuitiva, sarando a alma e todo o nosso ser de suas mazelas, recebendo o fluir do Seu amor, graça e poder para sermos verdadeiramente criativos e cooperar com o Espírito Santo na redenção do homem e das coisas criadas, retirando o cheiro e a realidade da morte deste mundo que jaz nas mãos do maligno.
Deus nos dotou com a capacidade do livre arbítrio e tal faculdade possibilitou a entrada do mal e do pecado na raça humana, contudo, o livre arbítrio é a única coisa que nos possibilita o amor, o qual não é um sentimento, mas uma questão de vontade, a qual precisa ser convertida ao Senhor diariamente. Decidir entrar em um relacionamento com Deus é escolher o amor que flui dEle e descobrir-se filho de Deus, amado e redimido, passando pelo processo doloroso de provações a fim de ser aperfeiçoado e retirada a “carcaça” do “eu” orgulhoso, perverso e animal que tenta nos dominar (cf. PAYNE, Leanne, Op. cit., p. 79-85).
Amado irmão, como você tem usado o seu livre arbítrio para renovar a sua mente?          

[excerto retirado do texto de minha autoria: UM NOVO IMAGINÁRIO, UMA NOVA MENTALIDADE: REFLEXÕES SOBRE OS FUNDAMENTOS BÍBLICOS DA RENOVAÇÃO DA MENTE, a ser postado futuramente no blog rugidodaverdade.blogspot.com]

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com
pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário