quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PROTESTANTE SIM, EU SOU! – ALGUMAS REFLEXÕES PESSOAIS SOBRE A NECESSIDADE DE UMA REFORMA PROTESTANTE NOS DIAS DE HOJE






No dia 31 de outubro, comemora-se o dia da Reforma Protestante, entretanto, nunca a igreja precisou tanto de uma reforma como nos dias de hoje. Os parágrafos seguintes são trechos de postagens minhas no facebook e estão aqui reproduzidas de forma adaptada para expor as minhas ideias. Desde logo deixo claro que elas não têm intuito difamatório de nenhum líder em particular, mas foram feitas a partir de minha experiência e leituras cotidianas.

I - REFORMA PROTESTANTE HOJE: O AMOR É UMA DAS ESSÊNCIAS DO REINO DE DEUS. MAS ATÉ ONDE SEI O AMOR NÃO TEM O PODER DE SANTIFICAR AS COISAS. Hoje, em nome do amor, estamos tolerando muitas coisas erradas no meio da igreja protestante: relações sexuais ilícitas, casamentos fora dos padrões da vontade de Deus, a relativização das doutrinas fundamentais da fé para que as pessoas possam fazer uma "adesão intelectual" ao Evangelho sem tratar de suas iniquidades, a teologia da prosperidade, etc. LEMBREM-SE: COMO DIZ EM I Coríntios 13:6, O AMOR "não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a VERDADE".

II - REFORMA PROTESTANTE HOJE: O amor é o nosso diferencial, mas nunca esqueçamos que Jesus, como nos diz o Evangelho de João, era cheio de graça e verdade. O amor entra na questão da graça e por isso os fariseus eram reprovados por terem uma religiosidade vazia e cega as necessidades das pessoas. Mas e a verdade? Não podemos fazer da casa de Deus o que bem entendemos em nome de "evangelização". Lembremos que Deus matou os filhos de Arão porque ofereceram fogo estranho e Jesus expulsou os vendilhões do Templo com violência porque faziam da casa de Deus um mercado. Nenhuma Reforma Protestante é genuína se não resgatarmos, ao mesmo tempo, a essência do AMOR e do TEMOR e ZELO NO SENHOR e por suas coisas. E quando falo isso, não estou "ferido" com ninguém especificamente, nem julgando ninguém; temos de ter compromisso com a verdade e não desqualificar absolutamente ninguém. Onde a igreja teria parado se Martinho Lutero, João Calvino e outros tivessem calado suas vozes para as coisas erradas da igreja daquela época? E onde vamos parar se nos calarmos nos dias de hoje? Pensem e reflitam, não podemos julgar ninguém, mas não podemos calar a voz da Reforma para os dias e hoje e, isso muitas vezes, implicará em mexer com as estruturas de poder que sustentam o conforto de alguns...

III – PRECISAMOS RESGATAR NO MEIO DO POVO O APREÇO PELA PALAVRA DE DEUS, ENSINANDO-A, JÁ QUE O POVO DE DEUS PERECE PORQUE LHE FALTA O CONHECIMENTO. Um amigo meu disse: "{Cuidado} Não abra seu coração para quem nem se quer abre a Bíblia". Eu te digo que tem gente querendo ser guia dos outros sem se quer ter lido toda a Bíblia uma única vez. E pior, ainda tem líder que deixa que isso aconteça.

IV - PRECISAMOS DE REFORMA QUE EXPURGUE DA IGREJA A VISÃO DOS NÚMEROS (12, 144, 20736 ...). Igreja não é empresa privada para trabalhar com metas de desempenho. Precisamos falar do "1" que verdadeiramente cura e liberta, o Senhor Jesus. Eu amo ser discipulador e amo meus discípulos, mas tenho a consciência de que eles não são meus e sim de Jesus e que a essência do discipulado é levá-los a Cristo.

V- PRECISAMOS DE UMA REFORMA EM QUE OS PASTORES DEIXEM DE TER RELAÇÃO TRABALHISTA COM A IGREJA, já que muitos estão prostituindo sua voz profética para não perderem seus empregos, tudo em nome da "unidade".

VI - PRECISAMOS DE UMA REFORMA PROTESTANTE QUE NÃO FAÇA POUCO CASO DAS PESSOAS E DE SUAS NECESSIDADES DE CURA INTERIOR E LIBERTAÇÃO; precisamos resgatar a dependência incondicional do Espírito Santo para revelar a necessidade específica de cada pessoa de forma a tratá-la adequadamente e não simplesmente dizer para que ela deve esquecer o passado.

VII - PRECISAMOS DE UMA REFORMA PROTESTANTE QUE RESGATE O FATO DE QUE PRECISAMOS DE LÍDERES E DISCIPULADORES QUE ENXERGUEM E TENHAM DISCERNIMENTO, uma vez que um cego não guia outro cego, sob pena dos dois caírem no precipício; precisamos de instrução adequada para habilitar as pessoas leigas a desenvolverem um trabalho efetivo de aconselhamento e que tal tarefa é dever de todos e não somente de alguns “iluminados”. PRECISAMOS FORMAR ADEQUADAMENTE OS LEIGOS PARA QUE POSSAM EXERCER OS DONS ESPIRITUAIS QUE DEUS CONCEDEU DE FORMA ÚTIL AO CORPO DE CRISTO, acabando com a visão com a visão centralizadora de todos os ministérios nas mãos de pastores, já que todos foram chamados para ser úteis e frutíferos para o Reino de Deus e discipular as nações.

VIII - PRECISAMOS DE UMA REFORMA PROTESTANTE QUE TIRE OS JOGOS DE ILUMINAÇÃO DE DENTRO DAS IGREJAS. Escandaliza-me ver a igreja sendo transformada em uma boate, já que Jesus disse: minha casa será casa de oração. Nosso Deus é um Deus de ordem e de decência. Somos separados pela verdade; se nos parecemos com as formas do mundo, qual será nosso diferencial?

IX - precisamos de uma Reforma Protestante que resgate a verdade fundamental de que AS PESSOAS NECESSITAM DE RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS nas igrejas para que elas possam se restaurar e de que as pessoas não estão somente na igreja para receber palavra, mas para receber graça.

X - Precisamos de uma Reforma Protestante que resgate a verdade de que SOMOS POVO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS E NÃO DOS "LÍDERES" para a consecução dos objetivos destes.

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com
pablolrferreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário