terça-feira, 6 de setembro de 2011

O MISTÉRIO DA CRUZ E A RENOVAÇÃO DO HOMEM



Este é o primeiro texto escrito por um grande amigo e companheiro nas lutas pela causa do Evangelho de Jesus Cristo. Espero que o leitor seja profundamente edificado com as reflexões nele contidas.

________________________________________________________________________________





ESCRITO POR SÁVIO LOBATO PRADO

________________________________________________________________________________

Esta é a  minha 1ª ministração escrita sobre a palavra de Deus. Espero que ela possa ajudá-lo a compreender melhor o verdadeiro significado de vida que o Senhor deseja para todos.
Agradeço a Deus pela Graça e entendimento revelado de Sua palavra.
E pelos amigos Pablo e César pelo encorajamento a escrevê-la.
_________________________________________________________________________________


O MISTÉRIO DA CRUZ E A RENOVAÇÃO DO HOMEM

A motivação de escrever esse texto veio de uma análise empírica das condições atuais em que vivem alguns irmãos e algumas famílias que encontramos nas igrejas. Percebe-se que há muitos irmãos que seguem o trilho e a visão da igreja, fizeram encontros com Deus, já se batizaram, mas que ainda erram, ou melhor, pecam nas mesmas áreas de antes de realizarem essas etapas. Ou seja, ainda não estão firmes quanto a sua vida EM CRISTO.

Por que será que ainda ocorre tal fato de maneira abundante na igreja?

Eles já não haviam “aceitado” a Cristo?

O que está faltando para que esses irmãos passem a ter uma vida abençoada?

O ponto chave para conseguirmos responder tais perguntas está no entendimento desta passagem bíblica. Vejamos então como isso ocorre:

Dt 30:2 Portanto, se vocês e os seus descendentes se voltarem arrependidos para Deus e com todo o coração e com toda a alma obedecerem ao que ele manda fazer, conforme as ordens que hoje eu estou dando a vocês,
Dt 30:3 então o Senhor, nosso Deus, terá pena de vocês. Ele os reunirá de todos os países por onde os estiver espalhado e os trará de volta à pátria.
Dt 30:4 Mesmo que vocês estejam espalhados até os cantos mais distantes do mundo, o Senhor, nosso Deus, os reunirá e o fará voltar
Dt 30:5 para a terra que os antepassados de vocês tinham possuído. Ela será de vocês, e Deus os abençoará ainda mais do que abençoou os seus antepassados.
Dt 30:6 O Senhor, nosso Deus, dará a vocês e aos seus descendentes corações dispostos a obedecer, a fim de que amem com todo o coração e com toda a alma e assim continuem a viver naquela terra. (Nova Versão na Linguagem de Hoje - NTLH)

Esta passagem bíblica fala a respeito das promessas de bênçãos que Deus disse a Moisés, que por sua vez passou ao povo israelita antes de entrarem na Terra Prometida: Canaã. O título do capitulo varia segundo algumas versões bíblicas podendo ser: Promessas de bênçãos no futuro (NTLH) e também Promessas de Misericórdia (Almeida Atualizada - AA).

Independente de qual título e de qual versão, podemos perceber que tais promessas de bênçãos que Deus afirmou que se os israelitas seguissem, conforme o mandamento de Deus, tomariam parte e desfrutariam da plenitude na Terra Prometida e viveriam de maneira abençoada e com muita graça todos os dias de suas vidas.

Portanto, a mesma promessa é válida e aplicável nos dias de hoje, para todos aqueles que crêem em Jesus Cristo, como O Salvador.

É interessante que no antigo testamento se fala do Mistério da Cruz, e de um único Salvador: Jesus Cristo, capaz de redimir todos os pecados do homem e restituir a natureza do homem segundo a natureza de Deus.

Nesta passagem do Antigo Testamento podemos perceber, de maneira intrínseca o mistério de salvação do povo de Israel e de todos que crêem e obedecerem a Deus. Ao lermos os cinco versículos (2-6), percebe-se que há o Mistério da Cruz de Cristo e da renovação do homem segundo o coração de Jesus Cristo.

Mas o que é o Mistério da Cruz?

O mistério da cruz é o processo salvífico que, por meio da fé em Jesus Cristo e o arrependimento dos nossos pecados, obtemos pela GRAÇA a salvação (a vida eterna). E tal processo nos leva a ressurreição do espírito e restauração da alma que ocorre ao longo de toda a trajetória de vida em Cristo.

Os versículos 2 e 3  mostram que se nós homens pecadores, buscamos a Deus arrependidos pelos nossos pecados de todo o coração e de toda a alma (de sua consciência) e obedecermos o que Deus manda fazer ele terá pena, ou melhor misericórdia. Esta é a 1ª Etapa do Mistério da Cruz: a CONFISSÃO e ARREPENDIMENTO.

A cruz é o lugar de redenção do homem, onde ele oferta as suas mazelas e se arrepende dos seus pecados para receber a graça de Deus.
É na “cruz” (lugar de encontro com Deus, lugar de confissão) que reconhecemos a nossa natureza frágil e transgressora a Deus. Então, pela misericórdia divina é derramada a graça de Deus que nos cura das feridas provocadas pelo pecado, quando pedimos a Ele para fazer morada em nossa vida.

Seguindo, o versículo 4 e 5 diz que Deus reunirá todo o seu povo aonde quer que esteja e trará de volta a terra prometida, mesmo que estiverem nos cantos mais distantes do mundo. Está é a 2ª Etapa do Mistério da Cruz: a RESTITUIÇÃO.

Quando Deus diz que Ele trará de volta a terra prometida, Ele não está dizendo somente na dimensão geográfica, mas, sobretudo na condição espiritual, Ele levará o homem arrependido aos caminhos Dele, aos caminhos que irão levar a “terra” (condição de vida) que Deus promete a todo que nele crê, uma vida farta e abundante. E que nos tirará dos lugares mais perversos, degradáveis e lastimáveis que se encontram a nossa vida (cantos mais distantes do mundo) e nos reunirá como um só corpo em Cristo, guiado pelo único Espírito Santo: o de Deus.

Já no versículo 5, Deus promete que Ele será o nosso Deus e que nos abençoará ainda mais do que abençoou os nossos antepassados. Esta é a 3ª Etapa do Mistério da Cruz: BENDIÇÃO.

É nesta etapa que Deus abençoará abundantemente a vida dos cristãos, pois o que nos impede de receber as nossas bênçãos são as “brechas”, ou melhor, os pecados que ainda cometemos. É neste ponto que muitos cristãos não estão conseguindo desfrutar da plenitude das bênçãos, pois o que está nos impedindo somos nós mesmos. E as bênçãos são em todas as áreas, não só na área financeira em que muitos se prendem, porém ainda mais, na família, na vida do casal, na vida dos filhos, no ministério, na vida profissional, etc.

Veja no ultimo versículo, o que Deus promete para aquele que o busca:

“O Senhor, nosso Deus, dará a vocês e aos seus descendentes corações dispostos a obedecer, a fim de que amem com todo o coração e com toda a alma e assim continuem a viver naquela terra.”
Esta é a 4ª e ultima Etapa do Mistério da Cruz: UM NOVO SER.

Está e a etapa em que Deus atua no ser humano de modo a transformar o caráter e a mente do cristão segundo a mente e caráter de Deus, a fim de termos corações dispostos a obedecer e amá-lo de todo o coração e com toda a alma.

Mas para isso a pessoa tem que buscar mais a Deus, buscar conhecer mais a Deus por meio de Sua Palavra, ou seja, orar e meditar na Palavra de Deus. Buscar a intimidade com o Todo Poderoso.

Veja bem, o que ocorre é que muitos cristãos param na 2ª Etapa do Mistério da Cruz: A RESTITUIÇÃO. Onde Deus só consegue atuar nas feridas causadas pelo pecado, alojadas no coração do homem, mas essa restituição se dá somente em parte da alma aquela que se dá no coração, faltando ainda a da mente que segundo o apóstolo Paulo, só conseguiremos mediante a LEITURA da PALAVRA DE DEUS, que trará a renovação da mente (ver Efésios 4: 22-24).

É necessário entender que a estrutura da nossa alma possui 3 aspectos:

- Temperamento.
- Personalidade (definida pelas raízes hereditárias do Pai e da Mãe, e do meio).
- Caráter (valores adquiridos, determinado pelo aspecto moral; soma de todas as qualidades positivas e negativas).

Esses aspectos estão compreendidos nas faculdades mentais, e por meio da mente que eles se materializam nas atitudes do dia a dia. É por isso, que há pessoas que cometem pecados e falhas e não tem a consciência do que estão fazendo, pois a alma ainda não foi renovada, ou seja, o seu temperamento, a sua personalidade e o seu caráter.

Então, faz-se necessário, por meio da fé em Cristo Jesus uma renovação da alma na mente para que as nossas atitudes e convicções sejam mudadas a fim de não cairmos novamente no pecado.

Não é o suficiente sermos curados das feridas alojadas no coração por meio da Glória de Deus, se não renovamos a mente com a Palavra de Deus, já que o cérebro é o órgão que controla o corpo e suas ações, e é o que determina, portanto, as atitudes que irão nos levar a pecar ou não.

Sem a renovação da mente estaremos parados na 2ª Etapa, e mesmo assim, quando recebemos algumas bênçãos divinas (pois Deus sempre será fiel!), provavelmente não desfrutaremos de sua totalidade que Deus promete na 3ª Etapa, se a mente pouco se renovou.

O mistério da cruz de Cristo se dá ao longo de toda a vida do cristão, quando falo que muitos cristãos estão parados na 2ª Etapa, não significa que eles não vão chegar nas etapas seguintes, eles vão, pois é praticamente impossível não compreendermos nada a respeito de algum ensinamento bíblico.  Na medida em que vamos apreendendo os ensinamentos, vamos progredindo em algumas áreas de nosso ser, e assim, passando pelas etapas seguintes.

Na medida em que aprendemos a Palavra de Deus e a colocamos em prática, mesmo que seja muito pouco, o Senhor derramará as suas bênçãos e estará renovando o nosso SER (Etapas 3 e 4),  quando digo que estão parados significa que estão LIMITADOS, pois o anseio de Deus em nossa vida é que a desfrutemos na PLENITUDE, não um “pouquinho”.

Por isso, é importantíssima a renovação da mente por meio da leitura da Palavra de Deus. Pois quando se lê a Palavra de Deus, aprendem-se os Seus ensinamentos e conhecemos a natureza de Deus o os Seus atributos, ou seja, a pessoa de Deus, ou melhor, o verdadeiro caráter de Deus.

A renovação da mente é muito importante para termos o conhecimento de nossa iniquidade (maldade enraizada) e saber de que maneira podemos estar atuando para superá-la, juntamente com a força renovadora do Espírito Santo. E também para poder ajudar os irmãos em sua caminhada.

Na medida em que modificamos o modo de pensar e agir por meio da Palavra de Deus, estamos renovando o nosso ser, o nosso caráter. E assim, cada vez mais compartilhamos da natureza e do caráter de Deus em nossas vidas, estamos agindo conforme a vontade de Deus.
Esse é o processo de edificação do vaso e da vara, a fim de alcançar a estatura de varão perfeito = Jesus Cristo.

Respondendo as perguntas do início do texto:

- Por que será que ainda ocorre tal fato de maneira abundante na igreja?
- Eles já não haviam “aceitado” a Cristo?
- O que está faltando para que esses irmãos passem a ter uma vida abençoada?

Há muitos cristãos que estão nessa situação por diversas razões, uns pela falta de entendimento, uns estão interessados somente nas questões materiais, nas bênçãos de Deus, sobretudo a financeira e esquecendo que a principal benção que o Senhor quer derramar em suas vidas é uma vida cheia de PAZ e AMOR, cheia de Graça. Essa é a verdadeira VIDA EM ABUNDÂNCIA que o Senhor deseja.

Alguns por interesses pessoais: casar, ter filhos, ter um lar abençoado etc. Tudo isso é bom e Deus deseja que alcancemos, porém não podemos olhar somente para a benção, o objetivo de Deus é que a nossa alma e coração estejam apegados a Ele.

De que adianta eu querer me casar se eu ainda nem sei o que Deus deseja de um casamento pleno? De que adianta eu querer um homem ou uma mulher de Deus se eu quase não tenho interesse nas coisas de Deus? Será que eu vou desfrutar do que ele deseja para nós? Creio que não!

Não basta ter “aceitado” a Cristo para vivermos uma vida conforme a de Cristo. Alguns, nem se quer passaram pela 1ª etapa de CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO. Será que você se arrependeu de fato dos seus pecados? Pois essa é a única forma de receber Jesus Cristo em nossas vidas, através do reconhecimento dos pecados que cometemos e de nossa vida transgressora.

Quando o apostolo Paulo diz que somos nova criatura é que o nosso espírito passa a renascer, pois o Espírito de Deus passa a morar em nós, e é por isso que tudo se faz novo, porém a sua alma ainda precisa ser renovada (2 Co 5:17).

O que falta para esses irmãos em Cristo terem uma vida plena em Deus é buscar renovar a sua alma por meio da Palavra de Deus. Para isso sugiro que você busque rever 3 pontos na sua vida:

1)      Maneira de Pensar
Reveja a sua maneira de pensar sobre as suas coisas e sobre as pessoas para ver se há conformidade com a maneira de pensar de Deus. Busque a mentalidade de Deus!
“Deus forma a mentalidade por meio da Palavra de Deus” (Pr. Adailson).

2)      Estilo de vida
Reveja o modo (hábitos e costumes) com que você vive no trabalho, em casa, com os amigos, reveja se o seu estilo de vida atual aproxima você mais a Cristo ou não. Para ter uma vida cristã é preciso mudar!

3)      Conduta
Reveja a maneira como você se comporta na família, no trabalho e na sociedade. De nada adianta conhecermos a Deus se não agirmos conforme Ele agiria.
                  

Sávio Lobato Prado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário