domingo, 26 de maio de 2013

DUALIDADE





Tenho feito muitas reflexões a respeito da mente humana na leitura do livro “Imerso em Deus”, de L. Emerson Ferrell e posso dizer que o marca o pensamento humano é a DUALIDADE.

Nós ainda separamos as coisas em esferas opostas dentro de uma mesma realidade que é única; partimos e separamos aquilo que é inteiro em pedaços para atender nossas necessidades pessoais; separamos os planos profissionais dos "planos de Deus", separamos o espiritual do material, o pessoal do profissional, o afetivo do racional, quando, em verdade, a realidade é única e o ser humano integral: somos corpo, alma (mente e emoções) e espírito.

Nosso mal, como seres humanos, é a DUALIDADE: O mal de deixar Deus de fora da visão de nossos chamados "planos pessoais". Se um chamado "plano pessoal" se frustrou e nos causou dor, devemos sentir essa dor, mas ter a consciência de que as perdas são uma porta para uma vida de valores mais elevados na presença de Deus. Muitas coisas simplesmente desabam em nossa cabeça, porque nós simplesmente não buscamos a direção de Deus e dissemos embora sem verbalizar: "seja feita a minha vontade".

Como crentes em Cristo, quando perdemos algo, devemos reavaliar o rumo que a nossa vida está tomando já que, como disse C. S. Lewis, a dor é o megafone de Deus. A dor é uma oportunidade para corrigir rotas, quer seja uma dor da perda de uma expectativa profissional, uma pessoa, um bem, etc.

E pensar como Paulo: "Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo" (Filipenses 3:7-8).

PENSE.

A CURA DESTE MUNDO COMEÇA COMIGO





PENSE: A CURA DESTE MUNDO COMEÇA COMIGO

Não espere pelo outro, por aquele que te feriu, abandonou ou te causou vergonha ou por sua expectativa pessoal que se frustrou.

DEPENDE DE MIM DAR O PRIMEIRO PASSO PARA QUE ESTE MUNDO SEJA MENOS TÓXICO EMOCIONALMENTE.

Quando sou consciente das redes de minha memória que apontam para o quanto sou imperfeito, falho, envergonhado e desintegrado das pessoas, mais tenho condições de ter misericórdia do outro, entendê-lo, vendo nele uma miséria que fundamentalmente também é minha, uma miséria que compartilho como parte integrante de ser humano e isso me capacita a perdoar as ofensas, reconstruir relacionamentos, exigir menos do outro e me conscientizar de que preciso ser um bom cuidador de mim mesmo.

Uma apreciação honesta e profunda de mim mesmo e das minhas falhas através da confissão e pedido de perdão diante de Deus, de amigos confiáveis e de quem precisamos perdoar e/ou pedir perdão abre caminho para enterrar a nossa justiça própria, o nosso orgulho e desenterrar o amor que nem eu mesmo achava que tinha, servindo de base para relacionamentos mais sólidos e empáticos.

SINCERIDADE, CONFISSÃO E PERDÃO são formas de dizer adeus a uma vida desintegrada; de dizer adeus ao lixo tóxico que contamina o mundo, o pecado, que nos afasta de Deus, do outro e das partes mais lindas e criativas do nosso ser.

Tiago 5:16: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo".

Hebreus 12:15: "atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;"

DIGA ADEUS AO LIXO EMOCIONAL TÓXICO QUE TE MATA E LIMPE O MUNDO. PERDOE.

O QUE TERIA ACONTECIDO SE DEUS TIVESSE SE ESQUECIDO DE VOCÊ?





Medite no Salmo 28 e reflita: "o que teria acontecido se Deus tivesse se esquecido de você?"

Medite e traga a memória as lembranças de todas as pessoas através das quais o Senhor usou para lhe amar e mostrar que você foi lembrado.

Você com certeza perceberá que foi mais amado do que pensa. Faça disso um pilar para a sua vida.

E quanto àquelas pessoas que você gostaria que tivessem lhe amado mais ou de uma determinada maneira ou que não tivesse sido tão ásperas ou indiferentes?

Aprenda a ser realista e perceba que essa pessoa tentou lhe amar da forma que pôde e que ela mesma não pôde dar mais porque ela não tinha para si, não recebeu, porque só damos o que recebemos e você não pode dar o que não recebeu. Lembre-se de ser realista, já que as expectativas irreais são o caminho mais rápido para a ira. Aceite essa pessoa como ela é e que agora você pode fazer o melhor para ser um bom cuidador de si mesmo.

Um abraço, do irmão que lhe ama muito, Pablo Ferreira.