terça-feira, 30 de setembro de 2014

NÃO SEJA CONSUMIDO PELO CIÚME



Cantares de Salomão 8:6. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Sheol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. - Bíblia JFA Offline

Em Cantares 8:6, as pessoas que leem este verso geralmente não atentam para uma parte do versículo que diz que o ciúme é como o Sheol [em algumas versões, Sheol é traduzido como sepultura].

Isso mesmo, Sheol. Esta é a habitação dos mortos. É forte, mas, se seus relacionamentos são marcados pelo ciúme, pela possessividade do outro, de modo que você não faz outra coisa no dia senão pensar em como manipular e controlar a pessoa amada ou que é objeto do seu desejo, em verdade, sua alma, mente e coração estão mortas porque você busca no outro uma realização e afeto que você não tem por si mesmo.

Não tenho dúvidas de que a pessoa tomada pelo ciúme quer o bem do outro, mas, na prática, ela acorrenta a outra e ambos não vivem uma vida plena e o relacionamento é marcado por brigas e explosões de ira.

Quem verdadeiramente ama, se ama primeiro e deixa o outro livre para ser responsável numa relação de confiança.

Se você é consumido pelo ciúme, quero lhe dizer que sua identidade e valor como pessoa (autoestima e autoimagem) estão no cativeiro da morte espiritual, porque você vive a IDOLATRIA DA PESSOA AMADA (seja ela um marido, mulher, filho, amigo, namorado, etc.) e toda idolatria lhe afasta de Deus. Você está em morte porque depende do outro para a satisfação de necessidades que você tem de suprir consigo mesmo.

Não caia no engano do diabo, liberte-se. Procure ajuda, porque o ciúme é um claro traço de que você foi muito ferido nas primeiras relações da vida, seja com a família, seja em outras relações significativas, as quais precisam ser resolvidas com perdão e aprendizagem de padrões sadios de se relacionar.

Faça do Senhor o selo sobre o seu coração.


Pablo Luiz Rodrigues Ferreira.
rugidodaverdade.blogspot.com
pablolrferreira@hotmail.com

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

NÃO SEJA ESPANCADO – UMA CRÔNICA



Certo dia, um amigo compartilhou o versículo bíblico do livro de Cantares que abaixo transcrevo:

A noite toda procurei em meu leito aquele a quem o meu coração ama, mas não o encontrei. Vou levantar-me agora e percorrer a cidade, irei por suas ruas e praças; buscarei aquele a quem o meu coração ama. Eu o procurei, mas não o encontrei. As sentinelas me encontraram quando faziam as suas rondas na cidade. ‘Vocês viram aquele a quem o meu coração ama?’, perguntei. Mal havia passado por elas, quando encontrei aquele a quem o meu coração ama. Eu o segurei e NÃO O DEIXEI IR”. (Cantares 3:1-4).

Uma linda declaração de amor que pode muito bem se aplicar ao nosso relacionamento com Deus. Entretanto, esse trecho da Bíblia me fez lembrar de outro texto do livro de Cantares, o capítulo 5:

4 O meu amado meteu a mão por uma fresta, e o meu coração se comoveu por amor dele. 5 Levantei-me para abrir ao meu amado; as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos mirra preciosa sobre a maçaneta do ferrolho. 6 Abri ao meu amado, mas já ele se retirara e tinha ido embora; a minha alma se derreteu quando, antes, ele me falou; busquei-o e não o achei; chamei-o, e não me respondeu. 7 Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade; espancaram-me e feriram-me; tiraram-me o manto os guardas dos muros”.

No capítulo 3, vemos essa linda declaração da noiva, contudo, no capítulo 5, o noivo chama a noiva, ela não o atende de pronto, demora-se um pouquinho e, quando vai atender, ele já se foi; ela sai a sua procura, contudo, dessa vez é ESPANCADA PELOS SENTINELAS DA CIDADE.

Assim somos nós quando falamos que amamos Jesus, mas nosso testemunho não é condizente: SOMOS ESPANCADOS PELA CARNE, PELO DIABO E PELO MUNDO e somos expostos à vergonha pela nossa falta de testemunho. Eu tomei isso como um alerta para mim, para as vezes em que não sou rápido em atender ao que Deus me pede.

Muitas vezes, Deus pede que Ele seja exclusivo em nossa vida e não ouvimos. Não somos rápidos em ouvir e obedecer Deus e mantemos em nossa vida o que Ele não quer, tipo uma prática pecaminosa ou um relacionamento que não o agrada.

Um POUQUINHO de tempo que a noiva demorou foi o suficiente para esse estado calamitoso de espancamento. Olhem o que lembrei. Um alerta para todos nós.

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira.
rugidodaverdade.blogspot.com
pablolrferreira@hotmail.com

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

GRATIDÃO, UM ANTÍDOTO PARA A AMARGURA DAS CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS




A nossa tendência é achar que Deus é culpado de nossos infortúnios, justamente porque a nossa vontade não foi satisfeita e ainda temos de suportar prejuízos. O sofrimento nos cega. Nessa hora, a gratidão é o grande antídoto para a amargura e para manter o temor de Deus aceso em nossos corações. Relembrar os grandes feitos do Senhor renova o nosso vigor de fé e nos projeta para vencer o que hoje achamos impossível. Sem isso, nossa estrutura não suporta o mundo hediondo que nos rodeia.


"Miquéias: 6. 3. ó povo meu, que é que te tenho feito? e em que te enfadei? testifica contra mim. 4. Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã. 8. Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? 9. A voz do Senhor clama à cidade, e o que é sábio temerá o teu nome. Escutai a vara, e quem a ordenou. - Bíblia JFA Offline"

Infelizmente, muitas vezes agimos como se Deus tivesse perecido e não tivesse condições de nos ajudar, mas Deus é Deus e não se curva diante das circunstâncias difíceis e nos resgatará onde quer que estejamos. 

''Miquéias: 4. 9. E agora, por que fazes tão grande pranto? Não há em ti rei? pereceu o teu conselheiro, de modo que se apoderaram de ti dores, como da que está de parto, 10. Sofre dores e trabalha, ó filha de Sião, como a que está de parto; porque agora sairás da cidade, e morarás no campo, e virás até Babilônia. Ali, porém serás livrada; ali te remirá o Senhor da mão de teus inimigos. - Bíblia JFA Offline"

Que a tua esperança em Deus se renove no dia de hoje em meio a tua dor. Ele é quem te capacitará para vencer e te iluminará para fazer a tua parte.

Seja grato e entenda que Deus está lhe forjando em meio a condições que muitas vezes reputamos como insuportáveis.

Extraia um aprendizado útil para sua dor e cresça na graça de Deus ajudando outros no meio do processo.


Pablo Luiz Rodrigues Ferreira.
rugidodaverdade.blogspot.com
pablolrferreira@hotmail.com

CUIDADO COM QUEM VOCÊ SE ASSOCIA




"Salmos: 1. 1. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2. antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. - Bíblia JFA Offline"

Cuidado com quem você se associa. Há pessoas que só aparecem em sua vida para contaminar a sua mente e travar o propósito de Deus para você, isso não só no mundo, mas dentro dos templos religiosos, verdadeiros lobos em pele de cordeiro.

Há áreas travadas em sua vida?

Então, comece a fazer uma revisão nos seus relacionamentos. Renuncie todos os que afastam de Deus e, em outros, cuja convivência é inevitável, decida não se contaminar, já que a língua é um veículo da iniquidade e contamina todo nosso ser (Tiago 3:6).

Sei que a Palavra de Deus fala que devemos ser sal e luz no mundo, isto é, influenciar pessoas para Cristo, entretanto, uma coisa é você ser sal e luz e influenciar; outra coisa é você se "associar", manter comunhão, unidade de propósitos e de relacionamento. Só a título de exemplo, experimente ouvir "imoralidade" todo dia de uma roda de "amigos" para ver se sua mente não vai ficar cheia de prostituição. Experimente abrir uma empresa com gente que vive uma vida toda desregrada, traindo a mulher, por exemplo, para ver qual será o fim de sua empresa. Você colherá os maus frutos das pessoas com as quais se associa, o que, no mínimo, resultará em padrões distorcidos de mente.

Temos de ter cuidado com as pessoas que mantemos algum tipo de aliança, inclusive de amizade se for o caso. Influenciar os outros só acontece quando você delimita bem que tais pessoas não têm acesso às áreas de sua vida; você tem de estar escudado para poder influenciar e não ser morto pelas flechas do inimigo.

Pense, decida e viva.

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira.
rugidodaverdade.blogspot.com
pablolrferreira@hotmail.com