sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ABOMINAÇÃO





Este é um pequeno texto que surgiu na manhã deste dia 23.11.2012 após uma reflexão e uma lembrança que passo a narrar ao leitor.

Certo dia, ouvi uma amiga minha dizendo que tinha ido até um ponto de travestis aqui de Belém para evangelizar e lá um deles pediu para que ela mostrasse a passagem da Bíblia que dizia que eles eram uma abominação diante de Deus. O texto que ele se referia é o seguinte:

Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação (Levítico 18:22).

Diante de tal reação, presumo que o “embaixador” de Cristo que apresentou o “evangelho” para ele conhecia apenas a letra que mata, mas não foi capaz de transmitir a essência de Jesus, que é cheio de graça e de verdade e que busca e salva o perdido das prisões do pecado.

Infelizmente, esta postura apática e preconceituosa, que, longe de estar alojada somente em indivíduos determinados, mas compõe o próprio imaginário da “cristandade” de forma coletiva, denota que pregamos a graça, entretanto, temo-la somente como pressuposto doutrinário formal e abstrato; na prática, negamos a graça com nossas atitudes e rejeitamos o que tememos e o que não compreendemos e nem temos vontade de compreender.

Erramos por não conhecer as Escrituras. Há mais coisas que o Senhor Deus considera abominação:
  
16 Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos (Provérbios 6).

Acredito que, só pela postura orgulhosa, as mentiras, a língua desenfreada e as contentas, a maioria de nós pode dizer que é uma abominação diante de Deus e que literalmente está condenado ao fogo do inferno.

2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. (...) 27 Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 21).

E o que dizer da nossa justiça própria? Por isso Jesus reprovava os fariseus:

14 Os fariseus, que eram avarentos, ouviam tudo isto e o ridiculizavam. 15 Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus (Lucas 16).

E quem de nós não tem algo alojado no coração que trata com tal importância que é comparável ao se prostrar diante de um ídolo?

Mais do que nunca precisamos de uma reforma protestante que traga a graça e a verdade para dentro de nós e nos faça admitir a nossa hipocrisia, de modo que possamos nos arrepender e jogá-la fora.

“Hipócrita”, assim Jesus qualificava os religiosos de seu tempo por sua falta de misericórdia, é uma palavra que vem do grego hipokrités e era aplicada ao ato de representar uma peça teatral usando máscaras.

Este é o primeiro passo da reforma e avivamento pessoais: reconhecer que temos representado um papel de “santos” e de que necessitamos expor as abominações e os preconceitos da nossa vida e andar na luz, retirando as nossas máscaras.

Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo (Tiago 5:16).

Temos que lembrar que o Evangelho é fundamentado na graça de Deus mediante o sacrifício de Jesus. Deus abomina o pecado, desaprovando, portanto, o comportamento, mas aceita o pecador mediante o sacrifício de Jesus e pode transformá-lo de glória em glória.

Sabe gente, Deus, por exemplo, desaprova o divórcio, mas quer tratar com graça aqueles que ficaram despedaçados pela ruptura do vínculo matrimonial de forma a possibilitar a restauração das vidas. O mesmo se aplica a uma série de condutas pecaminosas e históricos de vida, que não cito para não cansar o leitor, o qual, muitas vezes, mal tem “tempo” para refletir em algo que realmente o transforme.

Será que estamos preparados para receber determinados “tipos” de pecadores na igreja?

A resposta vai depender de até que ponto estamos dispostos a permitir que o Senhor trabalhe em nossas vidas, retirando as máscaras da falsa piedade, do orgulho, da hipocrisia, da vida dupla, da falsa modéstia, da justiça própria, da frieza ou da falta de perdão (cf. LOPES, Hernandes Dias. Removendo máscaras. São Paulo: Hagnos, 2004, p. 7).

Um irmão cai e logo apontamos o dedo. Mas é de se perguntar: será que o irmão encontrou alguém na igreja disposto a ouvi-lo e entendê-lo com graça e verdade? Será que nessas horas maquinamos o mal ou cogitamos acerca de uma forma de ajudar o irmão caído a voltar para os braços do Pai?

Nos dias de hoje, a coisa mais rara é encontrar cristãos dispostos a se submeterem a um discipulado sério e comprometido com o Senhor primeiramente, com a finalidade de crescer espiritualmente e ajudar outros no processo.

Muitos querem continuar no lugar da dor, porque se acomodaram na cadeira do trauma, da separação, da rejeição e da vitimização do seu histórico de vida, tratando-se como coitadinho. Muitos saíram das trevas, mas ainda não estão andando na luz; estão na sombra ou usando uma máscara perfeccionista. Muitos querem fazer de suas obras o centro de sua espiritualidade.

Estamos na era da conexão digital, mas, ao mesmo tempo, desconectados do nosso irmão.

Somos cristãos “sem graça”.

Esta palavra é primeiramente para mim. Tomara que ela sirva para você. Oro para que sejamos achados fiéis no Dia de Cristo e que Ele nunca nos diga:

22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade (Mateus 7).

Que a graça de Deus nos salve de nós mesmos.


Pablo Luiz R. Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com
pablolrferreira@hotmail.com







quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PROTESTANTE SIM, EU SOU! – ALGUMAS REFLEXÕES PESSOAIS SOBRE A NECESSIDADE DE UMA REFORMA PROTESTANTE NOS DIAS DE HOJE






No dia 31 de outubro, comemora-se o dia da Reforma Protestante, entretanto, nunca a igreja precisou tanto de uma reforma como nos dias de hoje. Os parágrafos seguintes são trechos de postagens minhas no facebook e estão aqui reproduzidas de forma adaptada para expor as minhas ideias. Desde logo deixo claro que elas não têm intuito difamatório de nenhum líder em particular, mas foram feitas a partir de minha experiência e leituras cotidianas.

I - REFORMA PROTESTANTE HOJE: O AMOR É UMA DAS ESSÊNCIAS DO REINO DE DEUS. MAS ATÉ ONDE SEI O AMOR NÃO TEM O PODER DE SANTIFICAR AS COISAS. Hoje, em nome do amor, estamos tolerando muitas coisas erradas no meio da igreja protestante: relações sexuais ilícitas, casamentos fora dos padrões da vontade de Deus, a relativização das doutrinas fundamentais da fé para que as pessoas possam fazer uma "adesão intelectual" ao Evangelho sem tratar de suas iniquidades, a teologia da prosperidade, etc. LEMBREM-SE: COMO DIZ EM I Coríntios 13:6, O AMOR "não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a VERDADE".

II - REFORMA PROTESTANTE HOJE: O amor é o nosso diferencial, mas nunca esqueçamos que Jesus, como nos diz o Evangelho de João, era cheio de graça e verdade. O amor entra na questão da graça e por isso os fariseus eram reprovados por terem uma religiosidade vazia e cega as necessidades das pessoas. Mas e a verdade? Não podemos fazer da casa de Deus o que bem entendemos em nome de "evangelização". Lembremos que Deus matou os filhos de Arão porque ofereceram fogo estranho e Jesus expulsou os vendilhões do Templo com violência porque faziam da casa de Deus um mercado. Nenhuma Reforma Protestante é genuína se não resgatarmos, ao mesmo tempo, a essência do AMOR e do TEMOR e ZELO NO SENHOR e por suas coisas. E quando falo isso, não estou "ferido" com ninguém especificamente, nem julgando ninguém; temos de ter compromisso com a verdade e não desqualificar absolutamente ninguém. Onde a igreja teria parado se Martinho Lutero, João Calvino e outros tivessem calado suas vozes para as coisas erradas da igreja daquela época? E onde vamos parar se nos calarmos nos dias de hoje? Pensem e reflitam, não podemos julgar ninguém, mas não podemos calar a voz da Reforma para os dias e hoje e, isso muitas vezes, implicará em mexer com as estruturas de poder que sustentam o conforto de alguns...

III – PRECISAMOS RESGATAR NO MEIO DO POVO O APREÇO PELA PALAVRA DE DEUS, ENSINANDO-A, JÁ QUE O POVO DE DEUS PERECE PORQUE LHE FALTA O CONHECIMENTO. Um amigo meu disse: "{Cuidado} Não abra seu coração para quem nem se quer abre a Bíblia". Eu te digo que tem gente querendo ser guia dos outros sem se quer ter lido toda a Bíblia uma única vez. E pior, ainda tem líder que deixa que isso aconteça.

IV - PRECISAMOS DE REFORMA QUE EXPURGUE DA IGREJA A VISÃO DOS NÚMEROS (12, 144, 20736 ...). Igreja não é empresa privada para trabalhar com metas de desempenho. Precisamos falar do "1" que verdadeiramente cura e liberta, o Senhor Jesus. Eu amo ser discipulador e amo meus discípulos, mas tenho a consciência de que eles não são meus e sim de Jesus e que a essência do discipulado é levá-los a Cristo.

V- PRECISAMOS DE UMA REFORMA EM QUE OS PASTORES DEIXEM DE TER RELAÇÃO TRABALHISTA COM A IGREJA, já que muitos estão prostituindo sua voz profética para não perderem seus empregos, tudo em nome da "unidade".

VI - PRECISAMOS DE UMA REFORMA PROTESTANTE QUE NÃO FAÇA POUCO CASO DAS PESSOAS E DE SUAS NECESSIDADES DE CURA INTERIOR E LIBERTAÇÃO; precisamos resgatar a dependência incondicional do Espírito Santo para revelar a necessidade específica de cada pessoa de forma a tratá-la adequadamente e não simplesmente dizer para que ela deve esquecer o passado.

VII - PRECISAMOS DE UMA REFORMA PROTESTANTE QUE RESGATE O FATO DE QUE PRECISAMOS DE LÍDERES E DISCIPULADORES QUE ENXERGUEM E TENHAM DISCERNIMENTO, uma vez que um cego não guia outro cego, sob pena dos dois caírem no precipício; precisamos de instrução adequada para habilitar as pessoas leigas a desenvolverem um trabalho efetivo de aconselhamento e que tal tarefa é dever de todos e não somente de alguns “iluminados”. PRECISAMOS FORMAR ADEQUADAMENTE OS LEIGOS PARA QUE POSSAM EXERCER OS DONS ESPIRITUAIS QUE DEUS CONCEDEU DE FORMA ÚTIL AO CORPO DE CRISTO, acabando com a visão com a visão centralizadora de todos os ministérios nas mãos de pastores, já que todos foram chamados para ser úteis e frutíferos para o Reino de Deus e discipular as nações.

VIII - PRECISAMOS DE UMA REFORMA PROTESTANTE QUE TIRE OS JOGOS DE ILUMINAÇÃO DE DENTRO DAS IGREJAS. Escandaliza-me ver a igreja sendo transformada em uma boate, já que Jesus disse: minha casa será casa de oração. Nosso Deus é um Deus de ordem e de decência. Somos separados pela verdade; se nos parecemos com as formas do mundo, qual será nosso diferencial?

IX - precisamos de uma Reforma Protestante que resgate a verdade fundamental de que AS PESSOAS NECESSITAM DE RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS nas igrejas para que elas possam se restaurar e de que as pessoas não estão somente na igreja para receber palavra, mas para receber graça.

X - Precisamos de uma Reforma Protestante que resgate a verdade de que SOMOS POVO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS E NÃO DOS "LÍDERES" para a consecução dos objetivos destes.

Pablo Luiz Rodrigues Ferreira
rugidodaverdade.blogspot.com
pablolrferreira@hotmail.com